Além de uma ação emergencial que evite a repetição das falhas, a população precisa cobrar um planejamento a longo prazo. E também fazer a parte dela.

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Em entrevista especial concedida ontem a veículos do Grupo RBS, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) procuraram tranquilizar a população em relação ao período do Carnaval. Conforme as duas empresas públicas, o colapso que transtornou o Ano-Novo de moradores e turistas foi uma combinação de aumento no consumo e de calor excessivo – além de questões pontuais como problemas na rede – e não se repetirá durante os dias de folia.

A perspectiva oficial é de que mesmo no norte da Ilha de Santa Catarina, onde as queixas dos consumidores foram bem maiores, o fornecimento de água e de energia não ser á interrompido, hipótese só considerada pelas empresas públicas em situações climáticas adversas ou em decorrência de imprevistos técnicos dos sistemas de transmissão. Essa é também a expectativa dos catarinenses depois dos graves problemas de desabastecimento registrados na passagem do ano e que respingaram na imagem de Florianópolis e de Santa Catarina.

Além de um plano emergencial que evite a repetição das falhas, a população precisa monitorar e cobrar de forma permanente a implementação do planejamento de longo prazo previsto pelas duas companhias. Tanto Casan quanto Celesc garantiram que variáveis como o aumento populacional e o crescimento das demandas empresariais estão no radar dos corpos técnicos e servindo de base para a definição dos investimentos nos próximos 20 ou 30 anos. Afinal, uma gestão profissional e que lida com o suprimento de itens básicos para o dia a dia da população e do setor produtivo não pode ser pega de surpresa por questões que podem ser previstas por índices de desenvolvimento econômico e social.

Ao mesmo tempo, os catarinenses também precisam fazer a sua parte. E não só fiscalizando de forma intensiva a atuação das concessionárias, mas agindo de maneira consciente na utilização da água e da energia. Os recursos são limitados e cada cidadão pode contribuir com simples mudanças de hábitos cotidianos. Obviamente que por si só o consumo racional por parte do usuário não vai afastar totalmente novas crises, mas é certo que essa parceria pode contribuir para amenizar os riscos de quedas.

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Por fim, a sociedade pede cada vez mais transparência. E nesse sentido é louvável a intenção da Celesc de permitir que todo cidadão tenha acesso em tempo real, pela internet, da situação da rede de energia em todo o Estado.