Começa na segunda-feira (24) a cobrança do estacionamento rotativo nas ruas da região central de Biguaçu, na Grande Florianópolis. A data foi confirmada pela prefeitura nesta terça-feira (18). Segundo a administração municipal, 700 vagas foram demarcadas para o início do sistema na cidade.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, os monitores que vão atuar no serviço estão nas ruas da cidade, entregando panfletos que explicam como será o funcionamento na cidade.

A tarifa vai custar R$ 2 por hora para carros. O período máximo de estacionamento nas vagas será de duas horas. O estacionamento vai funcionar das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 13h, aos sábados. Os créditos poderão ser comprados diretamente dos monitores que vão atuar nas ruas da cidade, em pontos de venda autorizados ou pela internet.

Segundo a prefeitura, 10% de todo o valor arrecadado será doado à Apae do município. Por esse motivo, o serviço vai se chamar "Estacionamento Solidário". A empresa Zona Azul Rápida, que já atua em Tubarão, São Paulo e na cidade pernambucana de Carpina, será responsável por gerenciar a cobrança.

Início adiado

Na cidade vizinha, São José, a cobrança do estacionamento rotativo estava prevista para começar na segunda-feira (17). No entanto, a prefeitura decidiu suspender temporariamente o início da operação, que deverá começar em ruas dos bairros Campinas e Kobrasol e será ampliado para outros bairros da cidade.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura de São José, ainda não foi definida uma data para que a cobrança comece efetivamente. Enquanto isso não acontece, fiscais da Secretaria de Urbanismo e Planejamento (Susp) estão passando nas ruas, para orientar motoristas e comerciantes, sobre a demarcação das vagas.