Uma cobra jararaca, que está na lista das serpentes mais venenosas do Brasil, foi encontrada na garagem de uma residência em Piratuba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, no início da noite da última quarta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O animal estava já próximo da porta de entrada da casa, que fica na rua Floriano Bender, segundo a equipe do Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionada para capturá-la por volta das 18h40min.
A cobra era da espécie Bothrops jararaca, já adulta, com cerca de 80 centímetros de comprimento. Os bombeiros retiraram o animal do local com o auxílio de um “pinção” e uma caixa de contenção. Após ser capturada, a serpente foi solta em local adequado.
As espécies de jararacas são responsáveis por cerca de 70% dos acidentes com cobras no Brasil, por serem mais comuns do que as demais serpentes venenosas em todo o território nacional.
Continua depois da publicidade
Como evitar acidentes com cobras
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), geralmente em acidentes envolvendo serpentes, a picada ocorre até a altura do joelho. Para evitar, é recomendado o uso de calçados adequados ao desenvolver atividades de trabalho ou lazer em ambientes de contato com a natureza.
Outra orientação é evitar colocar a mão em locais que podem ser utilizados pelos animais como abrigos, como buracos ocos e amontoados de folhas secas.
Para evitar a aproximação desses animais com as residências, é necessário manter o entorno da casa limpo e livre de entulhos, lenhas e folhagens, evitando que elas possam encontrar abrigos ou sejam atraídas por animais que servem de alimento para elas, como roedores.
Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão
A ocorrência atendida pelos bombeiros em Piratuba não teve nenhuma vítima, no entanto, é comum o aumento do número de acidentes com animais peçonhentos, como as cobras, nas épocas mais quentes do ano.
Continua depois da publicidade
Isso ocorre porque neste período os animais conseguem encontrar mais alimento, costumam se deslocar em busca de abrigo em locais secos e para se reproduzir.
As informações são do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que divulgou recentemente um alerta sobre o aumento de acidentes com animais peçonhentos. De acordo com a pasta, é preciso tomar ainda mais cuidado antes e após períodos de chuvas prolongadas.
O CIATox/SC registrou 6.031 atendimentos relacionados a acidentes com animais peçonhentos, em 2024 (25 foram considerados graves e cinco pessoas morreram).
A maioria dos acidentes envolveu aranhas (3.350 casos). Em segundo lugar ficaram as ocorrências com lagartas (1.145), seguidas por serpentes (551) e escorpiões (508). Na comparação com o ano anterior, foi registrado um aumento de 3,7% no número de acidentes.
Continua depois da publicidade
A região Oeste está em terceiro lugar na quantidade de atendimentos, com 463 casos, atrás da Grande Florianópolis (855) e do Alto Vale do Itajaí (520 casos).
O que fazer em caso de acidente
De acordo com o CBMSC, em caso de acidentes com animais peçonhentos, algumas medidas devem ser tomadas de imediato, independente da espécie. São elas:
- Lavar o local afetado com água e sabão;
- Manter a vítima em repouso;
- Remover adornos como aneis, pulseiras e braceletes;
- Procurar o serviço médico mais próximo;
- Se possível, levar foto/vídeo ou o próprio animal para identificação.
- Não amarrar o membro afetado;
- Não cortar ou perfurar o local da picada;
- Não colocar nenhum produto, mesmo que natural, no local;
- Não beber nada tóxico.
O CIATox/SC oferece um canal de orientações, diagnóstico e indicação do tratamento adequado que funciona 24 horas, pelo telefone 0800-643-5252. Em casos de emergência o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.
Continua depois da publicidade
Leia também
Criança de 10 anos morre em acidente com moto conduzida pela irmã em Concórdia
Xanxerê acende alerta para escorpiões após mais de 30 animais serem encontrados