Uma das cobras mais venenosas do país foi encontrada no pátio do Hospital Jaraguá, no bairro Czerniewicz, na manhã desta quarta-feira (5), em Jaraguá do Sul. O animal encontrado foi uma jararaca, espécie que é peçonhenta.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Cobra venenosa foi encontrada em Jaraguá do Sul
Por volta das 6h50min, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul foram acionados para fazer o resgate da serpente, próximo a um local de mata. O animal pode chegar a medir cerca de 1,20 metro, de acordo com a Fiocruz.
Continua depois da publicidade
Após o resgate, a cobra foi levada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), onde uma equipe de biólogos observa o estado de saúde do animal e, se necessário, encaminha ao veterinário. Caso contrário, a serpente é solta novamente na natureza, em local seguro.
Características da cobra jararaca
As serpentes da espécie jararaca podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie que é bastante encontrada na região Norte de Santa Catarina.
Entretanto, a espécie é muito importante para o ecossistema e até mesmo para a medicina. Além de fazer o controle de pragas, se alimentando de outros animais, a partir da peçonha da jararaca é possível extrair compostos utilizados na fabricação de medicamentos que tratam doenças cardíacas e circulatórias, aponta publicação do governo federal.
Leia também
Adolescente é picado por cobra no pé e vai parar no hospital em SC