Durante um protesto diante do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, manifestantes tomaram um susto ao notar uma cobra no fardo de garrafas de água que eles haviam levado. Os bombeiros militares foram acionados e o animal foi capturado e solto em um local de mata.

Continua depois da publicidade

> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

O episódio aconteceu por volta das 19h45min desta quarta-feira (17), no bairro Canhanduba, em Itajaí. Familiares de detentos faziam uma série de reivindicações, como melhores condições de higiene aos presos, quando perceberam a serpente de 60 centímetros entre as garrafas.

A espécie não foi identificada, mas ela foi capturada e depois solta em um local seguro. Não foi possível afirmar se ela já estava no fardo desde a compra ou se entrou durante o protesto na Rua João Thomaz Pinto.

Bombeiros capturaram serpente
Bombeiros capturaram serpente (Foto: Bombeiros Militares, Divulgação)

9 cobras comuns no Vale do Itajaí

A Bióloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da Furb, Camilla Spengler Waltrick, explica quais são as principais espécies encontradas na região do Vale do Itajaí, no entanto, nenhuma delas é exclusiva deste local. Ela explica ainda que a Jararaca, por exemplo, pode ser encontrada até na Bahia. Veja a lista:

Continua depois da publicidade

Jararaca

Jararacuçu

Coral-verdadeira

Dormideira

Coral-falsa

Cobra d’água

Cobras-cipó

Caninana

Jararaca-falsa

O que fazer quando ver uma cobra

O corpo de bombeiros alerta para o cuidado que as pessoas precisam ter ao ver um destes bichos na casa ou até mesmo na rua.

Não entrar em pânico;

Manter distância de segurança para não ser picado;

Acionar o corpo de bombeiros pelo telefone 193;

Fotografar a cobra para que os bombeiros possam identificar a espécie;

Não entrar em confronto.