Uma moradora de Araquari foi surpreendida com uma visita inusitada durante a tarde de quinta-feira (31). Uma cobra foi vista dando um “rolê” ao redor da piscina da família. Assustada com o tamanho da serpente, que foi identificada como uma caninana, a mulher acionou os bombeiros para que fizessem o resgate. A espécie é a maior em comprimento presente em Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os bombeiros militares foram chamados para fazer o resgate por volta das 17h no bairro Rainha. Ao chegar no local, encontraram a moradora na janela da casa. De acordo com os socorristas, ela estava nervosa por conta da presença do animal.

Mas, não era só a moradora que estava assustada com o ocorrido. Como dois homens tentaram conter a serpente antes da chegada dos bombeiros, a cobra acabou ficando bastante agitada e agressiva.

Cobras mais venenosas do Brasil; veja fotos

Continua depois da publicidade

Veja fotos do resgate

Durante o resgate, os socorristas pediram que, por segurança, os homens se afastassem e, então, usaram uma pinça para capturar o animal e colocá-lo em uma caixa. Em seguida, a cobra foi levada até uma área de mata, onde foi solta com segurança. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

Os bombeiros militares e voluntários podem ser acionados nos casos em que animais silvestres, como as cobras, forem encontrados na área urbana. A equipe de socorristas trabalha com o resgate e devolução dos animais para a natureza.

O artigo 29 da lei 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, indica que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente configura em crime ambiental com pena de prisão e multa.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do resgate

Quais são as cobras mais comuns em SC

Mais sobre a espécie de cobra

A caninana não é uma serpente peçonhenta, possui hábitos diurnos, vive principalmente em regiões com vegetação densa e pode atingir até dois metros e meio de comprimento. O animal também se destaca pela sua coloração, tendo o corpo todo preto com listras e manchas amarelas.

As Spilotes pullatus se alimentam de sapos, lagartos, aves, ovos de aves e pequenos mamíferos. Elas têm capacidade de alcançar boas distâncias em segundos, facilitando as manobras de caça e também para afugentar predadores.

Leia também

Adolescente é picado por cobra no pé e vai parar no hospital em SC

Pássaros mantidos em gaiolas de forma irregular são apreendidos em Guaramirim

Veja como fica o trânsito de Joinville com implantação de novo binário nesta sexta-feira