Um morador da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, levou um susto ao olhar pela janela do quarto e dar de cara com uma cobra no seu quintal. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu por volta das 14h30 nesta sexta-feira (26), e o animal, de 1m20 de comprimento e 10 cm de diâmetro, rastejava em cima da cerca da casa. A espécie não é peçonhenta e o morador não foi ferido.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
De acordo com o sargento Edevaldo, que atendeu o caso, esse tipo de ocorrência é comum no calor, principalmente em novembro, época de acasalamento da espécie.
— Essa é uma cobra de grande porte e com um diâmetro grosso. Essa espécie tem a barriga amarela com a parte de cima preta, e é comum em novembro e no calor, quando elas acasalam. Em geral, essa é uma época rotineira de ocorrência de cobras, é uma característica do calor — explicou.
A espécie da cobra que apareceu no quintal do homem se chama Caninana (Spilotes pullatus), e de acordo com o sargento, é conhecida como “papa-rato”, por se alimentar de roedores e pássaros.
Continua depois da publicidade
O sargento explica que a espécie é ovípara, ou seja, põe ovos para procriar. Serpentes dessa espécie também não costumam rastejar no chão, e comumente são vistas em cercas, árvores e arbustos. Após a ocorrência, a cobra voltou ao habitat natural.
Assista ao vídeo:
Leia também
Nova variante da Covid na África: o que se sabe sobre a mutação
Ciclone deixa SC em alerta para rajadas de vento de 70 Km/h
Acusada de matar grávida em Canelinha para ficar com bebê é condenada a 56 anos de prisão