Uma cobra atacou um cachorro no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul na última segunda-feira (8). A jararaca deu o bote no animal, após o cão se aproximar para cheirá-la.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em entrevista ao G1, o biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), contou que o cachorro foi atendido e passa bem. Após a tutora do cachorro presenciar o ataque, um veterinário foi chamado e auxiliou no atendimento.
– No instinto de se proteger, já que a cobra não sabia a real intenção do cachorro, acabou desferindo o bote – informou.
Duwe foi o responsável por fazer o resgate da serpente venenosa, que foi capturada com uma pinça específica para o resgate. Após a captura, a jararaca foi encaminhada para a sede da Fujama para posterior soltura.
Continua depois da publicidade
> Jararaca albina de 1 metro é capturada no portão de uma casa, em Jaraguá do Sul
O que fazer ao encontrar uma cobra?
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
- Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
- Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
- O telefone da Fujama, em Jaraguá do Sul, é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.
Leia também:
Jararaca com tamanho raro é capturada em Jaraguá do Sul: “Animal muito grande”
Morador encontra cobra de 1,5 metro em quarto de ferramentas em Jaraguá do Sul; veja o resgate
Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados