Milhares de pessoas foram às urnas neste domingo (6) em todo o Brasil para escolher prefeitos e vereadores. A votação aconteceu das 8h as 17h. Era esperado que mais de 5 milhões de eleitores exercessem seu direito ao voto, até o momento não foram divulgados os números de abstenções em SC. Equipes de todos os veículos da NSC foram as ruas para trazer todas as informações e serviço do pleito.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na Central de Apuração da CBN e NSC Total os jornalistas da NSC apresentam análises exclusivas e informações em primeira mão. Na página especial de apuração das Eleições 2024 estão todos os dados computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas cidades brasileiras.
Saiba quem foram os eleitos nas 295 cidades de SC nas Eleições 2024
Acompanhe:
Continua depois da publicidade
As votações foram encerradas em todo o Brasil às 17h pelo horário de Brasília. Eram estimados que mais de 155 milhões de eleitores e eleitoras exercessem seu direito ao voto em todo território nacional. Os números de abstenções ainda não foram divulgados.
De acordo com a colunista da NSC Dagmara Spautz, em informações apuradas junto do TRE-SC, caso não ocorra nenhuma intercorrência, os resultados de todos os prefeitos e vereadores das cidades de SC devem sair até às 21h30 da noite.
Veja como foi o encerramento das eleições no Instituto Estadual de Educação
Ocorrências em urnas eletrônicas
Em boletim divulgado às 16h30, o TRE registrou 345 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 226 substituídas.
Continua depois da publicidade
— O número de ocorrências com urnas está dentro da estimativa e do esperado, atingimos 1% de ocorrência em relação ao número total dos equipamentos — afirma Samuel Ribeiro, diretor de tecnologia da informação do TRE-SC, após a divulgação do boletim das 14h30.
Ainda pela manhã, Antônio Neto, da CBN Floripa, entrevistou diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo André Agostini Ribeiro, e o questionou sobre o processo de votação e as ocorrências:
— A avaliação é que está tudo dentro do planejado. São poucas ocorrências, quando falamos de 295 cidades de Santa Catarina.
Crimes eleitorais no Estado
Segundo o Ministério da Justiça, foram presos um total de 84 eleitores e 10 candidatos neste domingo, e foram registrados 505 crimes eleitorais e comuns associados ao pleito. Conforme o boletim, até as 14h10 foram apreendidos R$ 9.302.455, 12 armas, 22 veículos e 2.289 materiais de campanha. Desses registros, 160 foram pelo crime de boca de urna.
Continua depois da publicidade
No último boletim divulgado pela Polícia Militar de Santa Catariana (PMSC), foram registrados 281 ocorrências atendidas neste domingo (6), entre às 08h e às 17h. De acordo com o documento, as principais conduções foram por crime de favorecimento para transporte de eleitores aos locais de votação e violar o sigilo do processo de votação. Os outros três procedimentos de termos circunstanciados foram por “boca de urna”.
No balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de SC às 16h30, ao longo do dia foram registradas 19 ocorrências de crime eleitoral em todo o Estado. Porém, nenhuma delas envolveu candidatos. As informações são de Matheus Boaventura, repórter da CBN Floripa. Foram cinco prisões, duas por boca de urna, uma por transporte ilegal e duas por outros motivos. Na Grande Florianópolis, foi registrada uma prisão por boca de urna em Florianópolis, na região do Colégio Universo. Em Palhoça, uma pessoa foi detida por boca de urna, no bairro Caminho Novo. E, em Tijucas, foi registrada uma ocorrência por desacato e um lesão corporal leve.
A Polícia Militar de Itajaí deteve dois suspeitos de estar cometendo boca de urna, os homens de 46 anos e 37 anos, foram flagrados fazendo entrega de santinhos em frente a Escola Básica Melvin Jones, no bairro Cordeiros. Ambos foram encaminhados para Polícia Federal.
No munícipio de Treviso, de acordo com a Polícia Militar, foi registrado uma ocorrência de compra de votos às 10h24. Um veículo estaria comprando votos nas imediações do colégio eleitoral localizado em frente ao ginásio municipal no centro. O veículo foi localizado e abordado em frente a câmara de vereadores. Um homem de 47 anos de idade estava em posse de uma lista com nomes de eleitores e valores no painel do veículo. Testemunhas presentes relataram a polícia ter presenciado o homem efetuar a compra de votos de outros eleitores. O homem foi encaminhado até a delegacia de polícia da cidade.
Continua depois da publicidade
Na manhã deste domingo, houve a prisão de um eleitor por transporte ilegal de eleitores em Abelardo Luz, ou seja, por abordar e conduzir as pessoas até a seção de votação. Em Navegantes, dois homens foram abordados por boca de urna, por estarem distribuindo santinhos nas proximidades de locais de votação. Em Joaçaba, um eleitor foi preso por fotografar o próprio voto. Em Petrolândia, um homem promoveu desordem e prejudicou os trabalhos eleitorais, mas não foi preso. Em Balneário Piçarras, houve boca de urna e arregimentação de eleitores, mas sem prisão.
Um eleitor foi abordado pela polícia após ser flagrado fotografando o próprio voto em São Francisco do Sul e no mesmo bairro um homem de 68 anos estava fazendo boca de urna em frente ao colégio Rogério Zattar, ambos foram encaminhados ao fórum.
Movimentação de eleitores nas últimas horas de votação
Em Florianópolis, o trânsito foi intenso o dia todo nos locais de votação. Na região do Itacorubi, próximo a UDESC por exemplo, teve um grande fluxo durante todo o dia, de acordo com informações de Zé Maia, repórter da CBN Floripa. Na região central da Capital, próximo ao Instituto Federal de Santa Catarina, o trânsito esteve mais intenso no período final das eleições.
Em Joinville, segundo informações do repórter da CBN Joinville, Niro Souza, conta que o maior local de votação da cidade, a Faculdade Anhanguera na Rua Campos Salles, teve grande movimentação de eleitores à tarde.
Continua depois da publicidade
Candidatos registram seus votos nos maiores colégios eleitorais em SC
Em Blumenau, os cinco candidatos a prefeito ou prefeita, Ana Paula Lima (PT), Delegado Egidio (PL), Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (Podemos) e Rosane Martins (PSOL), votaram ainda pela manhã. Quanto aos candidatos a prefeito da Capital, Carlos Muller (PSTU), Dário Berger (PSDB), Marquito (PSOL), Mateus Souza (PMB), Pedrão (PP), Portanova (AVANTE), Topázio (PSD) e Lela (PT) já registraram seus votos nas eleições municipais da Capital catarinense. O candidato Brunno Dias (PCO) votará à tarde.
Já no maior colégio eleitoral do Estado, os cinco candidatos a prefeito de Joinville votaram na manhã deste domingo. Adriano Silva (Novo), Carlito Merss (PT), Luiz Cláudio Gubert (MDB), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Sargento Lima (PL) chegaram aos locais de votação acompanhados de familiares ou apoiadores.
Veja fotos dos candidatos à prefeitura de Florianópolis
Veja como foi a movimentação pela manhã de votação em SC
No fim da manhã o repórter da CBN Floripa Marcos Cassetari estava em Palhoça, no bairro Alto Aririú, na escola Nicolina Tancredo, onde há 11 sessões e mais de quatro mil votantes. Por lá, a movimentação foi tranquila e a votação seguiu normalmente. A dificuldade foi para o estacionamento.
Continua depois da publicidade
Durante a manhã o governador do Estado, Jorginho Mello, conversou com o repórter da NSC TV Silvério Morais e disse que hoje “é um dia de colher o que planta”, além de afirmar que está confiante na escolha eleitoral dos catarinenses. Ele acompanhará a apuração dos votos em Florianópolis, e já está deixando Herval d’Oeste, onde votou às 10h30.
Durante o primeiro turno, voluntários orientaram eleitores principalmente acerca dos locais de votação neste domingo de eleições. A repórter da NSC, Ângela Bastos, entrevistou Jamira Furlani voluntária da Justiça Eleitoral no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, que confirmou:
— Normalmente, a pessoa não olha no sistema. Há um outro caso mais complexo, mas a internet funcionando bem, se resolve rapidamente — garante.
Essa é a quinta eleição em que Jamile ficou à disposição do TRE-SC. Uma das pessoas que pediu orientação foi Anna Nunes, que buscou justificativa de voto. Vinda recentemente do Belém do Pará, Anna estava com dificuldades por não saber o número do título.
Continua depois da publicidade
Durante todo o dia o e-Título apresentou instabilidades. O TRE-SC informou que os problemas ocorrem devido aos acessos simultâneos. Eles pedem paciência, e comunicam que justificativa do voto poderá ser feita até às 19h. O aplicativo não deve ser desinstalado em hipótese alguma.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na Escola Estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, logo no início da manhã. E às 10h30, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, votou. Ele exerceu o direito na Escola Melo e Alvim, em Herval d’Oeste.
TRE espera uma rápida apuração em SC
A secretária da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), explicou a CBN Floripa que essas eleições devem ser mais rápidas tanto na votação quanto na apuração.
— Por ser uma eleição municipal, com só dois cargos, não esperamos ter filas nos locais de votação. Às 17h, a gente já deve ter concluído o processo de votação. Considerando as distâncias, os roteiros, a gente espera que no máximo às 20h ou 21h já esteja com o Estado todo concluído. Depende da logística da região — esclarece.
Continua depois da publicidade
O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo André Agostini Ribeiro, faz um apontamento parecido.
— Em 2022, eram cinco cargos em disputa. Agora, é vereador e prefeito. Então, o processo de habilitação e votação é 66% mais rápido. Primeiro o eleitor vota nos cargos proporcionais, de vereador. Depois, em seguida, para o prefeito e vice prefeito — explica.
Ao repórter da CBN Floripa, Cristian Delosantos, a presidente do TRE-SC, a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, reforçou que até às 20h30, as apurações já devem ter terminado no Estado.
O município São Cristóvão do Sul foi o primeiro do Estado a totalizar a apuração dos votos neste domingo (6), às 17h11.
Veja fotos da presidente do TRE-SC ao votar
Continua depois da publicidade
Diminuição de lixo nas ruas
A repórter da NSC Ângela Bastos informou que as calçadas de Florianópolis estavam menos sujas de papel do que em eleições anteriores. Nas eleições municipais de 2020, a Capital teve 1,8 tonelada de lixo eleitoral recolhida das ruas após votação. No Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina, um dos locais de votação com maior número entre os 410.812 eleitores aptos a votar, há poucos santinhos no chão.
Veja fotos das ruas da Capital
Filas para votação em todo o Estado
O maior local de votação de Blumenau, Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (Furb), registrou fila fila de eleitores logo pela manhã, antes da abertura das sessões. Lá, votam 10.575 eleitores dentre os 265.792 aptos na cidade. Em toda a cidade, são 56 locais de votação.
No maior local de votação em Joinville, às 07h59, a Faculdade Anhanguera, no Bairro Glória, já haviam filas. Lá, votam 9.137 pessoas. Já às 8h, momento em que abriam as sessões, havia fila também em um dos maiores locais de votação da 35ª zona eleitoral, em Chapecó. Na Escola de Educação Básica Bom Pastor, votam 9.293 eleitores.
Continua depois da publicidade
Em Criciúma, no colégio Lapagesse, segundo maior local de votação da cidade, as filas começaram a ficar extensas logo após as 09h. O repórter da NSC TV, Cristiano Gomes, contou a CBN Floripa que no bairro Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, a movimentação foi intensa. Havia filas, mas a votação seguia tranquilamente. O repórter informou que há muitas pessoas se dirigiram ao local para justificar o voto.
Veja fotos de Joinville, Chapecó e Blumenau
Veja fotos do Primeiro turno em Chapecó
Leia também
Eleições 2024: Guia de candidatos e apuração em tempo real
Quem é a primeira prefeita eleita no Brasil nas Eleições 2024
São Cristóvão do Sul é a primeira cidade de SC a totalizar a apuração dos votos