Apesar de ter conquistado sua vaga, o brasileiro Renato Mizoguchi não irá disputar os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Turim, na Itália, em 2006. Nesta terça, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vetou a participação do atleta em razão do grave acidente sofrido por Mizoguchi em janeiro deste ano.

Continua depois da publicidade

– O atleta Renato Mizoguchi não poderá participar dos Jogos Olímpicos de Inverno, a serem realizados em Turim, Itália, entre os dias 10 e 26 de fevereiro de 2006, na modalidade luge, pois não está apto neurologicamente, com base nos exames clínico neurológico e complementares realizados em agosto de 2005 – diz o comunicado divulgado pelo COB, assinado pelo médico Mauro Atra.

Renato se acidentou no último dia 30 de janeiro, quando treinava para Mundial de Luge, também em Turim. Na ocasião, ele teve traumatismo craniano, fratura nos ossos da face, uma contusão no tórax e ficou uma semana em coma induzido em um hospital italiano.

Já recuperado, Renato leva vida normal no Japão, onde reside, e voltou aos treinos no luge. O COB, porém, que é responsável pela inscrição dos atletas brasileiros em eventos olímpicos, pediu que o atleta fizesse alguns exames médicos em agosto para saber sua real condição e decidiu pelo veto para “preservar a integridade física do atleta”.

Continua depois da publicidade