Um dia antes de a recuperação de Lais Souza ser abordada pela Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emitiu nota nesta terça-feira para reafirmar o seu suporte às necessidades da atleta, que sofreu grave acidente enquanto esquiava em Salt Lake City (EUA), em janeiro, treinando para os Jogos Olímpicos de Inverno, e segue internada em um hospital de Miami.
Continua depois da publicidade
De acordo com o COB, a entidade já investiu cerca de R$ 200 mil na estrutura logística em Miami, o que inclui passagens aéreas para familiares da atleta e hospedagem e alimentação para a mãe de Lais, Odete Souza, e a fisioterapeuta Denise Lessio. Esta também foi incluída na equipe multidisciplinar que acompanha as atletas do revezamento 4x100m livre, que treina na Universidade de Miami.
O COB ainda ressalta que Lais Souza também recebe ajuda de custo da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) no valor de R$ 5 mil mensais. Até então, nenhuma das duas entidades havia divulgado esses valores.
– Desde o primeiro momento que o COB foi acionado, logo após o acidente, nossa preocupação tem sido proporcionar as melhores condições possíveis para ela e seus familiares. E assim seguiremos, com a ajuda de parceiros, amigos e patrocinadores que têm nos apoiado nessa caminhada – afirma o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.
O COB tenta se redimir pelas críticas recebidas quando foi lançada uma campanha para a arrecadação de fundos para ajudar Laís. Na ocasião, descobriu-se que o seguro de vida que o COB contrata para os atletas não cobre treinos, apenas competições. Assim, foi necessária uma vaquinha virtual para que Laís ganhasse uma cadeira de rodas elétrica.
Continua depois da publicidade
– Ela está sendo tratada com base nos maiores avanços científicos e de protocolos nessa área. O suporte que Laís está recebendo não tem precedentes. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas ela está consciente do desafio e determinada a enfrentar a nova vida – garante Antonio Marttos, médico que acompanha Lais desde o dia seguinte após o acidente.