O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou nesta terça-feira, dia 13, um manual com o objetivo de alertar e informar aos atletas, integrantes das comissões técnicas e dirigentes sobre os cuidados e procedimentos que devem ser adotados para evitar casos positivos de doping durante os Jogos Olímpicos de Atenas, entre 13 e 29 de agosto.
Continua depois da publicidade
– Estamos oferecendo todas as ferramentas para que atletas, técnicos e dirigentes tenham todas as informações a respeito desse assunto. Se algum caso positivo ocorrer na delegação brasileira, ninguém poderá dizer que não conhecia os métodos e as substâncias proibidas pelo COI e pela Agência Mundial Antidoping – declarou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Vários exemplares do documento foram encaminhados às Confederações Brasileiras Olímpicas. Além disso, o COB fará uma palestra aos atletas da delegação olímpica para falar sobre a missão brasileira em Atenas, inclusive sobre a questão de doping.
O manual, intitulado Informações sobre o Uso de Medicamentos no Esporte, foi desenvolvido pelo Departamento Médico do Comitê Olímpico Brasileiro e sob a orientação do Dr. Eduardo De Rose, um dos maiores especialistas no mundo em controle de dopagem.
Ainda como medida preventiva para os Jogos Olímpicos, o COB realizará exames-surpresa de controle de dopagem. Estão previstos cerca de 300 testes fora de competição com os atletas.
Continua depois da publicidade