A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apurou alta de 6,53% nas vendas do varejo na semana que antecedeu o Dia das Mães, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado veio acima da projeção inicial da entidade, de crescimento de 6%, e refere-se à variação registrada entre 2010 e 2011.
Continua depois da publicidade
O índice foi calculado com base nas vendas entre o último sábado de abril e o primeiro de maio, véspera do Dia das Mães. Em 2010, o indicador havia registrado variação positiva de 9,43% no período, conforme dados do SPC Brasil.
Segunda melhor data para o varejo no ano, a alta das vendas no Dia das Mães refletiu o bom momento do consumo interno, o que reforça o otimismo dos comerciantes para as próximas datas festivas de 2011, como Dia dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal.
– Ainda que o cenário interno esteja bastante adverso, com aumento de juros e pressão inflacionária, o brasileiro tem mantido sua intenção de consumo, até porque passou bastante tempo apenas presenteando com lembrancinha – avalia o economista e presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
Segundo explicou, as vendas se concentraram nos segmentos de vestuário e calçados, além de perfumaria, jóias e semijóias. O gasto médio com presentes ficou em torno de R$80,00, conforme previsão inicial da entidade.
Continua depois da publicidade