Clubes, entidades e políticos lamentaram a morte do jornalista esportivo Joel Ferreira do Nascimento, que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (14). Maceió, como era conhecido, escreveu colunas, textos e crônicas sobre o esporte nacional, cobriu Olimpíadas e Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp
Em Joinville, atuou como cronista por mais de 40 anos no Jornal A Notícia. Nas redes sociais, JEC, Criciúma, Avaí, federações e personalidades lamentaram a morte do jornalista. Confira algumas homenagens:
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Clubes
JEC
Continua depois da publicidade
Avaí
É com pesar que o Avaí Futebol Clube recebe a notícia do falecimento do jornalista JOEL FERREIRA DO NASCIMENTO, ocorrido na madrugada deste 14 de setembro, aos 80 anos, em Joinville-SC. Um dos maiores jornalistas esportivos do Estado de Santa Catarina, com mais de 44 anos de exercício. Era conhecido por ser um “estatístico” do esporte Catarinense.
Nascido em São Francisco do Sul, em 5 de maio de 1943, Maceió não se limitou ao Esporte Catarinense. Escreveu colunas, textos e crônicas sobre o esporte Nacional. Em Santa Catarina, – por mais de 40 anos -, escreveu para o Jornal A Notícia, cobrindo competições de futebol, futsal, basquete, vôlei e atletismo. Também fez coberturas internacionais, tais como as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e a Copa do Mundo de 1994, ambos nos Estados Unidos.
O velório de Maceió acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 11h, na capela 2 do Cemitério Municipal de Joinville, localizado na Rua Borba Gato, bairro Atiradores, em Joinville. O sepultamento será às 16h, no mesmo local.
Continua depois da publicidade
O Avaí Futebol Clube presta condolências aos familiares e amigos, em nome dos colaboradores do Clube, dos conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva.
Criciúma
O Criciúma Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento do jornalista Joel do Nascimento, conhecido carinhosamente como Maceió. Atualmente ele era colunista esportivo do jornal A Notícia, de Joinville, e nos deixou nesta quinta-feira (14/09), aos 80 anos, na cidade do norte do estado.
Com seu trabalho ético, Maceió contou a história de muitos atletas de várias modalidades profissionais e amadoras do nosso estado. A memória infalível, o texto único, as informações e estatísticas trazidas durantes as transmissões construíram o prestígio de seus mais de 44 anos dedicados ao jornalismo esportivo, deixando seu legado em Santa Catarina.
O clube presta condolências a todos os amigos, familiares e colegas de trabalho de Maceió. Em sua homenagem será respeitado um minuto de silêncio na partida entre Criciúma e Mirassol no sábado (16/09), no estádio Heriberto Hülse, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Continua depois da publicidade
Entidades
Federação Catarinense de Futebol (FCF)
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Joel Ferreira do Nascimento, o Maceió, aos 80 anos. Ele teve passagens por importantes veículos de comunicação e, entre os principais, marcou época na coluna diária no Jornal A Notícia.
Durante mais de 40 anos de profissão, Maceió cobriu os principais eventos esportivos de Santa Catarina e também trabalhou em Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.
Maceió será sepultado no Cemitério Municipal de Joinville nesta quinta-feira (14/09), às 16 horas.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, em nome da entidade e diretoria, presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Maceió.
Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (ACESC)
Luto: Santa Catarina perde um dos talentos da história da sua crônica esportiva
Morreu hoje, aos 80 anos, na cidade de Joinville, o cronista esportivo Joel Ferreira do Nascimento (Maceió).
Leia mais em https://t.co/OAEEA3hhBw pic.twitter.com/FYq1taD0bc— ACESC (@acescsc) September 14, 2023Continua depois da publicidade
Políticos
Prefeitura de Joinville
O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin receberam com pesar a informação da morte de Joel Ferreira do Nascimento, o Maceió, jornalista esportivo, aos 80 anos de idade.
A partir de sua atuação profissional, revelou talentos e contribuiu para que nomes de Santa Catarina pudessem ter destaque em suas modalidades.
Em sua coluna “Informal”, no jornal A Notícia, compartilhava revelações esportivas, análises e resgates históricos. Sempre teve um olhar atento e amplo, além de uma extensa lista de fontes e contatos, sendo capaz de descobrir talentos em diferentes categorias.
“Maceió teve um papel muito importante no esporte catarinense por meio de seu trabalho e marcou diferentes gerações, deixando seu legado para o jornalismo esportivo de Joinville”, afirma o prefeito.
Continua depois da publicidade
Décio Lima (PT)
O jornalismo esportivo de SC perdeu um dos seus ícones. Joel Ferreira do Nascimento, o Maceió, nos deixou aos 80 anos, mas seu legado como incentivador dos Jasc e das equipes de Blumenau, mesmo sendo de Joinville, ficou marcado em sua trajetória de quase 50 anos de profissão.
— Décio Lima (@deciolimapt) September 14, 2023
Vicente Caropreso (PSDB)
Maceió, um ícone do jornalismo esportivo,partiu deste mundo hoje.
— Deputado Dr. Vicente Caropreso (@doutor_vicente) September 14, 2023
Sua presença física imponente era acompanhada por uma grandeza ainda maior em termos de ética e informação. Fonte de notícia preciosa para amantes do esporte, que começavam a ler o A Notícia pelo caderno esportivo pic.twitter.com/8d0T1Pf95V
Matheus Cadorin (NOVO)
Lamento a morte do jornalista esportivo Joel Ferreira do Nascimento. Maceió ajudou a destacar talentos catarinenses e com muito profissionalismo nos manteve bem informados sobre as notícias do esporte. Uma bela jornada, digna de admiração!
— Matheus Cadorin (@matheuscadorin) September 14, 2023
À família, um abraço de conforto.🙏🏼
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Morre aos 80 anos Maceió, histórico jornalista e “enciclopédia” esportiva de SC
Risada sonora, amigo extraordinário e figura ímpar: colegas lamentam morte do jornalista Maceió
FOTOS: Guga, Kaká e Luiz Henrique da Silveira; Veja momentos marcantes da carreira de Maceió