O sucesso dentro dos campos de Futebol fez com que a criação dos times de competição nos eSports aumentasse. Grandes instituições do Brasil colocaram suas marcas além das 4 linhas da vida real. A maioria das equipes se aventuram nos jogos de simulação de futebol, como o FIFA e o eFootball PES. Além de outros jogos como o Counter-Strike Global Offensive, League of Legends e Free Fire.

Continua depois da publicidade

Alguns grandes clubes de futebol se destacam nos esportes eletrônicos, podemos citar o Flamengo, time que disputa o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), Liga Brasileira de Free Fire Série B (LBFF), PUBG Mobile, Brawl Stars e campeonatos de eFootball PES. Corinthians também é outro time que se destaca. O Free Fire é o maior feito da equipe, onde já foi campeão mundial, além do eFootball PES. Santos e Cruzeiro são outras duas equipes que aparecem em algumas modalidades.

Com um cenário promissor, o mercado de eSports cresce ano após ano, os times de futebol enxergam com bons olhos essas oportunidades para expandir a marca em busca de mais reconhecimento também nos esportes eletrônicos. Vamos conferir uma lista de equipes que já fizeram ou ainda estão fazendo sucesso nos esportes eletrônicos em Santa Catarina.

Com premiação de R$ 20 mil, PUBG Mobile está confirmado no Torneio Universitário de eSports

Os eSports nas equipes de Futebol de Santa Catarina

Como acabamos de ver, grandes equipes como Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Santos têm equipes de eSports consolidadas em diversas modalidades, alguns clubes de Santa Catarina disputam competições de esporte eletrônico. Vamos conhecer os projetos das equipes aqui do estado.

Continua depois da publicidade

· Chapecoense

Durante a pandemia do COVID-19, a Chapecoense divulgou a criação da equipe de esportes eletrônicos. A Chapecoense eSports contempla cinco modalidades, o eFootball PES, Free Fire, League of Legends, Fortnite e CS:GO. Guilherme Alarico, sócio da Chape, citou no evento de lançamento: “A Chape é um dos maiores clubes do país, uma marca de muito potencial comercial, acredito que será uma parceria de sucesso, que trará bons resultados a ambas as partes”.

Chapecoense eSports foi apresentada em 2020 e neste ano vem ganhando força no cenário competitivo.
Chapecoense eSports foi apresentada em 2020 e neste ano vem ganhando força no cenário competitivo. (Foto: Chapecoense/Divulgação)

Em março deste ano, uma parceria com a empresa Red Button mudou os rumos da equipe, agência tem grande experiência nos eSports, com foco especializado em novos talentos, hoje é influenciadora nos jogos Free Fire e Fortnite. Neste mês mais uma novidade tomou conta das redes sociais da equipe, o lançamento da line-up feminina de Valorant. Aos poucos, as modalidades da Chape vão tomando forma e se estabelecendo no mercado dos esportes eletrônicos.

· Joinville Esporte Clube

Outro projeto que surgiu no ano de 2020 com a chegada da pandemia do COVID-19 foi o do Joinville. A primeira modalidade confirmada foi a eFootball PES para o Playstation 4, a equipe participou de alguns torneios com o Edemilson Nico da Costa como capitão. Logo após sua criação, a equipe participou do campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual, onde mais de 128 times estavam na disputa.

>> O sucesso da equipe Gaming catarinense Havan Liberty

Mais tarde, a equipe deu sequência no projeto dos eSports. A criação da equipe de CS:GO foi mais um marco, apesar que no momento ela está inativa de campeonatos, o último disputado foi em julho, a Liga Gamers Club Série C. O FIFA continua ativo, disputam diversos campeonatos de Pro Clubs (11×11) contra grandes equipes do Brasil.

Continua depois da publicidade

· Próspera

Recentemente, o time de Criciúma deu mais um passo para a universalização da marca. A equipe de eSports do Time da Raça foi nomeado de PrósperaGG, com ideia de promover seletivas para a equipe de Free Fire. Gabriel de Oliveira Fernandes é o diretor de marketing do PrósperaGG, em entrevista ele assumiu: “Percebemos que os times vinham crescentes nos jogos eletrônicos. Então decidimos trazer para o Próspera esse nosso projeto que ainda está engatinhando, mas é um projeto para o futuro. A caminhada é longa. Porém temos times como Corinthians e Flamengo em que isso já está bem consolidado”.

PrósperaGG é o projeto de eSports mais recente dos clubes de futebol de Santa Catarina.
PrósperaGG é o projeto de eSports mais recente dos clubes de futebol de Santa Catarina. (Foto: Próspera/Divulgação)

Leonardo Eduardo será o responsável pelas equipes, que a princípio terá apenas o Free Fire, porém, eles não descartam a possibilidade da criação de mais modalidades dentro da equipe, como Counter-Strike: Global Offensive, FIFA, PES e Call of Duty Warzone. A ideia é transmitir os jogos em seu canal da Twitch, criando um conteúdo interativo e divertido para os fãs e torcedores da equipe acompanharem.

· Criciúma e Figueirense

Com projetos parecidos, o Criciúma e o Figueirense se destacam nos jogos de simulação. As duas equipes competem nacionalmente nos times de Pro Clubs no FIFA 21. Criciúma chegou as semifinais da Libertadores EsportsLat, além de jogar outros campeonatos nacionais como a Série B VPL, fazendo parte também da EFA – Electronic Football Association. A equipe está presente nas plataformas Xbox, PS4 e PC.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Já o Figueira, também disputa campeonatos de Pro Clubs do FIFA 21, fazendo parte das plataformas Xbox e PS4. Disputando a Série A do Brasileirão, a equipe é uma das mais consistentes do Brasil. Além de vencer o 6° quadrangular FBP e atingir a vice colocação no Platinium Cup.

Continua depois da publicidade

· Avaí

Por último, o Avaí teve um grande projeto em suas mãos nos anos de 2018 e 2019, porém, no momento a equipe está inativa. A marca disputava diversos campeonatos de várias modalidades. O FIFA e o PES estavam na lista

dos jogos de futebol, além disso, outros jogos como Hearthstone, Magic, Rainbow Six Siege, e PUBG representavam as cores do Avaí. Porém, em abril de 2019 a parceria Avaí Esporte Clube e Jimmy eSports chegou ao fim, fazendo com que o Leão da Ilha desse uma pausa nas competições.

A parceria do Avaí com o Jimmy e-Sports rendeu muitos frutos, mas atualmente está inativa.
A parceria do Avaí com o Jimmy e-Sports rendeu muitos frutos, mas atualmente está inativa. (Foto: Avaí/Divulgação)

Podemos ver um grande interesse pelos times de futebol de Santa Catarina em fazer o mercado de eSports crescer. Todo o planejamento e processo para evolução demanda tempo e principalmente uma boa gestão. A tendência é que mais times possam entrar nesse mundo dos esportes eletrônicos nos próximos anos, não somente aqui do estado, mas sim do Brasil todo.

Leia também:

Conheça a Camaleão UFSC, equipe participante do Torneio Universitário de eSports

Continua depois da publicidade

A psicologia nos eSports e a influência da Universidade Federal de Santa Catarina

Catarinense Luis Gustavo “BES Toddy” Hüttl foi TOP 1 mundial no Teamfight Tactics