O vereador Robinho Soares (PSD) está de malas prontas para o PR, que lhe prometeu mais espaço para a tomada de decisões na discussão do processo sucessório. Se confirmada a mudança, será a terceira defecção seguida na bancada de quatro representantes eleitos pelo PSD na Câmara de Blumenau em 2012. Anteriormente, o partido perdeu José de Souza, o Zeca Bombeiro, para o SD e Mário Hildebrandt para o PSB, além do segundo suplente Marcelo Lanzarin, que foi para o PR.
Continua depois da publicidade
Mantidas as tendências atuais, o PSD pode encerrar a atual legislatura com um único filiado em plenário, o vereador Fábio Fiedler, líder do governo na gestão anterior e que tampouco demonstra sintonia com os rumos do diretório. O encolhimento retrata com fidelidade as divergências que corroem o partido nos últimos quatro anos e que ameaçam o desempenho nas urnas nas próximas eleições.
Nesse contexto, se a proposta de uma candidatura própria a prefeito serve como estímulo para a recuperação do moral interno, por outro lado inclui algum componente de risco para o futuro da sigla em caso de uma nova derrota nas urnas.
Leia mais comentários do colunista Clóvis Reis
Continua depois da publicidade
? ? ?
A lista de nomes cotados para a vaga de vice na chapa do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) já supera a bolsa de apostas da pré-campanha de 2000 do então candidato Décio Lima (PT). Na época, a estratégia funcionou, distraindo e mantendo por perto partidos com expectativa de participação na chapa majoritária. No fim das contas, Décio manteve o vice do primeiro mandato.
? ? ?
bloco dos partidos nanicos formado por PRB, PTB, PSC, PPS, PSL, PMN e PROS nega qualquer acordo prévio para apoio ao projeto de reeleição do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). O presidente do PRB e coordenador do grupo, Walter Salvador, garante que a coalizão se mantém unida em torno da pré-candidatura do comunicador Alexandre José.
? ? ?
O PC do B de Blumenau não visualiza outro cenário que não seja o lançamento de uma chapa própria para a disputa da prefeitura. A perspectiva indica que a possibilidade de um acordo com o PT não prosperou. Os comunistas projetam um processo sucessório com quatro candidaturas em campanha, incluindo uma liderada pelo PSD.
? ? ?
Passados três meses da intervenção, a executiva estadual prorrogou o mandato da comissão provisória do PMDB de Blumenau. A decisão acirra os ânimos internos. A ala histórica reclama que não sabe sequer onde fica o novo diretório, que mudou de endereço.
Continua depois da publicidade