Os ¿sócios¿ teriam recebido mais dinheiro que a soma dos valores supostamente destinados às campanhas eleitorais do Conquistador, da Musa e do Alemão, trio cuja identidade foi indicada pelos delatores em depoimentos aos promotores.

Continua depois da publicidade

::: Confira todas as notícias sobre a operação Lava-Jato

A descoberta desta dupla é reveladora pelo volume de recursos que supostamente envolveria, pela importância que a própria construtora lhes atribui e pelo segredo que ainda cerca os seus verdadeiros nomes. A identidade deles até agora passou incólume na fala dos diretores da empreiteira.

A minha esperança é que as planilhas e os vídeos da Operação Lava-Jato nos revelem, afinal, quem sejam. Eles, como todos os demais, precisam esclarecer as supostas garantias que teriam oferecido à concessionária a ponto de receberem tamanha deferência no tratamento. Mais que um ilícito eleitoral, essa gente, conforme as delações, teria cometido um crime que mancha a história de Blumenau. Caso condenados, que sejam execrados publicamente e paguem pelo que fizeram.

———————————

Continua depois da publicidade

Já foi melhor a relação do governo com os vereadores, especialmente com a bancada de oposição. Nas últimas semanas surgiram várias reclamações sobre a falta de traquejo político da gestão, subiu o tom dos pronunciamentos na tribuna e ganha corpo nos corredores a proposta de duas CPIs, para investigar a concessão do esgoto e a licitação da coleta de lixo.

———————————

O secretário de Gestão Financeira, Roni Wan-Dall, anunciou em reunião do PP que não disputará a eleição para deputado estadual no ano que vem. Alegou problemas de saúde. A vaga será ocupada por um dos vereadores do partido, Almir Vieira ou Ricardo Alba.

———————————

Carlos Tavares D¿Amaral despediu-se da presidência da Acib, reclamando da falta de atenção dos governos estadual e federal. Entre outras obras pendentes de conclusão, citou o prolongamento da Via Expressa, a revitalização da Rodovia Jorge Lacerda e da Rua Silvano Cândido da Silva, a duplicação da BR-470 e o balizamento noturno do Aeroporto Quero-Quero. Em duas semanas a nova diretoria da associação define as prioridades para o próximo biênio.