A construtora Iguatemi entregou à Secretaria de Planejamento o estudo preliminar da nova ligação Velha-Garcia. O projeto prevê a abertura de um túnel de 2,8 quilômetros num traçado que desemboca em locais ligeiramente distintos da antiga estrada entre os dois bairros, interditada desde o desastre ambiental de 2008. A proposta contempla passagens de duas ou quatro pistas. No primeiro caso, a construtora projeta um custo inicial de pouco mais de R$ 200 milhões, valores que praticamente duplicam com a segunda alternativa.
Continua depois da publicidade
O investimento é fundamental para a melhoria da mobilidade urbana, pois hoje o trafego entre os dois bairros passa obrigatoriamente pelo Centro. A próxima etapa dos trabalhos é a contratação do estudo de viabilidade econômica e ambiental, necessários à elaboração do projeto básico da obra. A ligação Velha-Garcia seguramente será uma das pautas da campanha eleitoral.
***
O vice-presidente do PTB de Blumenau, Emil Chartouni, não acompanhou a decisão do partido de apoio à reeleição do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e anunciou que fará campanha para o prefeiturável Jean Kuhlmann (PSD). Segundo ele, a maioria dos filiados tomou a mesma decisão.
***
Continua depois da publicidade
O prefeiturável Arnaldo Zimmermann (PCdoB) elegeu duas propostas de apelo popular para martelar durante a campanha: a gratuidade do transporte escolar e a revisão da tarifa de esgoto. Ele defende a desvinculação entre os investimentos na rede de abastecimento de água e o cálculo da taxa de esgoto.
***
A 88ª Zona Eleitoral de Blumenau divulgou ontem os pedidos de registro de candidatura a vereador, prefeito e vice. A publicação abre o prazo de cinco dias para que candidatos, partidos, coligações ou o Ministério Público solicitem a impugnação de algum nome.
***
A representatividade do auditório que acompanhou a transmissão de cargo na prefeitura, incluindo a participação de vereadores do PT, do PR e do PSD, revela o prestígio do interino Marco Antônio Wanrowsky (PSDB). Vereador em sexto mandato, duas vezes presidente da Câmara de Blumenau, ele esteve à frente da prefeitura em 2006, durante a gestão do então prefeito João Paulo Kleinübing (PSD).
***
O clima da relação PR-PSD anda azedo. O divórcio entre as duas bancadas na Câmara de Blumenau é a ponta do iceberg de um casamento que pode parar na Justiça.
Continua depois da publicidade
***
O senador Dalírio Beber (PSDB) tem audiência terça-feira com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), a quem solicitará a reabertura do posto da Polícia Federal em Blumenau. A demanda atende um pedido da associação empresarial. O posto para a emissão de passaportes funcionou entre 2005 e 2006.