Desconfortável com o silêncio à direita e à esquerda, depois de todo paparico inicial, o apresentador Alexandre José (PRB) partiu para a ofensiva na formação de uma chapa para a disputa da prefeitura de Blumenau. Ele pediu ao grupo de partidos que o apoia que indicassem nomes disponíveis à composição na vaga de vice. O PROS ofereceu o advogado Alexandre Caminha (que dirigiu o Procon na atual gestão) e o PTB propôs o empresário Emil Chartouni. Além disso, o apresentador conversou com o vereador Mário Hildebrandt (PSB), que aparentemente reagiu com entusiasmo ao convite. Sem a infraestrutura partidária tradicional, Alexandre José aposta que a onda de renovação na política favoreça a vitória na campanha.
Continua depois da publicidade
-x-
Na última semana em que o calendário eleitoral permite a participação em inaugurações, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) acelera a entrega de obras que compõem os três “p” da gestão: ponte, praça e pavimentação. Hoje e amanhã ele se concentra na região Norte e durante a próxima semana vai a outros bairros beneficiados com o sistema mutirão. Na sexta-feira o prefeito entrega a reforma no prédio onde funcionava a Delegacia Regional, que abrigará o atendimento do Samae, do Procon e da Junta Militar.
-x-
O PT se reúne hoje para a composição do grupo que coordenará a campanha do professor Valmor Schiochet à prefeitura de Blumenau. Isolado à esquerda, o partido dá como certo o lançamento de uma chapa pura, o que alimenta o debate interno a respeito do perfil do candidato a vice. As apostas recaem na indicação do nome de uma mulher, condição que favorece a ascensão de Maria Emília de Souza, secretária de Assistência Social na gestão do prefeito Décio Lima.
Continua depois da publicidade
-x-
O diretório do DEM de Blumenau renovou a executiva, incorporando a participação do empresário Jorge Cenci (secretário do Desenvolvimento Econômico no começo da atual gestão) e do engenheiro Walfredo Balistieri (secretário do Planejamento no governo do ex-prefeito João Paulo Kleinubing). O ex-deputado Paulo Gouvêa permanece na presidência e diz que o partido tem boas opções para a vaga de vice na chapa liderada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB).
-x-
No aniversário de 28 anos de fundação do PSDB, o senador Dalírio Beber lembrou a participação de um blumenauense na criação do partido: o então deputado federal Vilson Souza, que integrava o grupo liderado por Mário Covas, Franco Montoro, José Richa, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Aécio Neves. Na avaliação do senador, o legado do PSDB neste período inclui a estabilização da economia, a universalização do ensino fundamental, a quebra de patentes para fabricação de medicamentos genéricos e o redimensionamento do tamanho do Estado, com o incentivo às privatizações.