O nadador Clodoaldo Silva estará em Porto Alegre neste final de semana para disputar etapa nacional do Circuito Brasil Paraolímpico, que acontece no Parque Esportivo da PUCRS. As provas nas categorias 50m livre, 100m livre, 200m livre, 50m borboleta, 50m peito e 50m costas serão as seis últimas de Clodoaldo antes dos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto.
Continua depois da publicidade
A etapa servirá para avaliar a parte técnica e física do atleta. Os resultados delimitarão a fase final dos seus treinamentos, todos direcionados para o Parapan.
– Além de verificar como os meus tempos estão nas provas que competirei, também irei ajudar a minha equipe do Rio Grande do Norte pontuar para ganhar a premiação da competição – disse o atleta.
O atleta comemorou a sua volta à classe S4. No ano passado, durante o Mundial de Natação Paraolímpica, a Espanha apresentou um protesto para reclassificar o brasileiro para a S5, composta por atletas com menos deficiência do que dele. O Comitê Paraolímpico Internacional-IPC acabou mudando a categoria de Clodoaldo, que, após lutar pela reversão do caso, recebeu em maio deste ano a notícia de que voltaria a competir na S4.
– Ganhei 16 medalhas nas quatro etapas regionais do Circuito que participei este ano. Em todas as provas melhorei meus tempos, mesmo estando em uma classe mais forte do que a minha. Agora sei que a justiça foi feita e que preciso me concentrar e fazer o que mais gosto e sei: nadar – declarou.
Continua depois da publicidade
Outra atração do Circuito Brasil de Porto Alegre será Adria Santos. A nadadora quer aproveitar a competição para orientar a fase final de treinamento para o Parapan.
Embalada pelas conquistas na Espanha em maio e junho, Adria pretende baixar ainda mais os seus tempos. No país ibérico, ela conquistou três medalhas de ouro e uma de prata no Meeting Internacional para Atletas Paraolímpicos, em Barcelona, e no Meeting Internacional da cidade de Basauri.
Neste ano, a paraolímpica completa 20 anos de carreira. Seu objetivo é coroar a data com bons resultados no Parapan. Adria é conhecida internacionalmente pelo o número expressivo de medalhas conquistados nas cinco últimas edições dos Jogos Paraolímpicos: quatro ouros e oito pratas. Ela sonha em ganhar medalhas no Parapan e nos próximos Jogos Paraolímpicos, que acontecem em Pequim, na China.
– Minha idade aumentou e temos de tomar todos os cuidados com contusões. No entanto, meus objetivos são pontuais. Quero baixar meus tempos em Porto Alegre e depois fazer uma marca menor no Parapan – declarou.
Continua depois da publicidade