Depois de receber o prêmio de melhor paraolímpico do mundo, na China, em 19 de novembro, Clodoaldo Silva finaliza seus treinamentos para a disputa do seu último campeonato internacional de 2005: o Aberto dos Estados Unidos. O atleta embarca na próxima segunda, para Minnesota, em Mineapolis, onde competirá sete provas, entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Centro Aquático da Universidade de Minnesota. A competição contará com a participação de mais de 130 atletas de 16 países.
Continua depois da publicidade
O brasileiro vem de ótimos resultados em 2005. Clodoaldo já conquistou 32 medalhas, sendo 28 de ouro, três de prata e uma de bronze. Destaque para o recorde mundial alcançado nos 50m livre no mês de maio, quando ocorreu a Copa do Mundo Paraolímpica, em Manchester, na Inglaterra. No Circuito Caixa de Natação e Atletismo, o aproveitamento de Clodoaldo foi de 100%: 16 ouros (com melhores índices técnicos da competição). Ele domina o primeiro lugar entre todos os concorrentes.
O Aberto dos EUA será a terceira competição internacional do nadador em 2005. O evento representa uma prévia para o Mundial de Natação da África do Sul, a ser disputado de 27 de novembro a 9 de dezembro de 2006, quando serão conhecidos os nadadores que participarão da próxima Paraolimpíada, em Pequim/2008. Além de Clodoaldo, mais 20 atletas brasileiros foram convocados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para a competição.
Clodoaldo irá nadar nos 50m livre, 100m livre, 200m livre, 50m borboleta (em todas o atleta é recordista mundial), 150m medley, 50m costas e 50m peito.
Continua depois da publicidade