Duas clínicas de luxo de empresárias ditas “discípulas” do coach de emagrecimento de SC foram alvo de uma nova denúncia do Ministério Público. Desta vez, 14 pessoas foram acusadas de organização criminosa por atuarem em um esquema semelhante ao de Felipe Francisco. No início da semana, a promotoria já havia protocolado uma denúncia contra 24 profissionais que atuavam na F Coaching por vender e receitar ilegalmente medicamentos de uso controlado.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os detalhes da denúncia que prendeu coach e outros médicos de Joinville e Balneário Camboriú

Dos denunciados, três já constavam na acusação anterior e outros 11 foram citados pela primeira vez. A denúncia anterior envolvia apenas integrantes das unidades da F Coaching, de Felipe Francisco. Agora, a denúncia envolve outras duas clínicas de luxo, também com sedes em Joinville e Balneário Camboriú. Todas atuavam com procedimentos de estética, emagrecimento e ganho de massa muscular.

Conforme o MP, nesses locais, medicamentos fitoterápicos e até de uso controlado eram vendidos por nutricionistas aos pacientes, sem fornecimento de receita médica e informações adequadas sobre a real composição desses produtos.

Continua depois da publicidade

No dia 15 de agosto, quando foi deflagrada a Operação Venefica, inclusive, foram apreendidos diversos produtos, entre eles anabolizantes e composições de substâncias injetáveis manipuladas para venda aos clientes.

De acordo com a promotora de Justiça Elaine Rita Auerbach, “muitas dessas composições estavam vencidas, outras sem registro e diversas delas apresentando rótulos com informações falsas e sem características de identidade e qualidade necessárias para a comercialização”. 

Quem são os novos denunciados

Essas duas clínicas citadas nesta nova denúncia pertenciam a pessoas que já atuaram com Felipe Francisco e, após saírem, montaram o próprio negócio criminoso baseado no esquema criado pelo coach.

Continua depois da publicidade

Luxo, viagens e ostentação: o perfil dos presos em esquema de coach de SC

Além de três nutricionistas que já haviam sido citadas na denúncia relacionada à F Coaching, os outros acusados são dois médicos, duas farmacêuticas, quatro nutricionistas, três enfermeiros e outros membros que ajudavam na estrutura administrativa dessas clínicas de luxo. Desses citados, quatro estão presos.

Outras denúncias já haviam sido protocoladas

No início de setembro, a 13ª Promotoria de Justiça já havia denunciado 24 pessoas que supostamente integravam os núcleos técnicos e administrativos da F Coaching no esquema criminoso que comercializava ilegalmente produtos e medicamentos para emagrecimento e anabolizantes.

Quem é o coach dono de clínicas de luxo em Balneário Camboriú e Joinville preso em operação

A denúncia já foi recebida pela Justiça nesta semana e os acusados agora são réus em uma ação penal pública. Entre eles estão Felipe Francisco, proprietário da clínica de luxo, e Letícia Baptista, ex-esposa e ex-sócia do coach.

Os 24 envolvidos respondem pelos crimes de organização criminosa e falsidades ideológicas.

Agora, o Ministério Público ainda analisa as provas colhidas para oferecimento de novas denúncias, mas pela prática dos crimes de venda e entrega a consumo de medicamentos ilicitamente, exercício ilegal da medicina e contra o consumo.

Continua depois da publicidade

Veja quais são as clínicas de luxo interditadas em investigação que prendeu coach em SC

Vale destacar que, além das unidades da F Coaching em Joinville e Balneário Camboriú, foram alvo da Operação Venefica as clínicas de luxo: MVB Body Clinic (Joinville), Vittalité (Joinville), clínica Dr. Julian Rodrigues Medicina Personalizada (Joinville) e La Vie (Balneário Camboriú), além das farmácias de manipulação Biovitá (Balneário Camboriú) e a Hiperfórmulas (Itapema).

No total, 10 pessoas estão presas preventivamente e outras seis, incluindo a mãe de Felipe Francisco, cumprem medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar.

Veja quais foram as denúncias

Denúncia 1: acusação de organização criminosa, venda de medicamentos e falsificação de receitas médicas contra uma médica (presa), uma nutricionista (presa), gerente e nutricionista (ambos em prisão domiciliar) e uma biomédica (medida cautelar) por atuação na MVB Body Clinic.

Denúncia 2: acusação de organização criminosa e falsidade ideológica contra Felipe Francisco (preso), a mãe de Felipe (medida cautelar), um médico (medida cautelar), uma farmacêutica e uma pessoa usada como laranja (ambas em prisão domiciliar) e uma funcionária por atuação nas unidades da F Coaching.

Continua depois da publicidade

Denúncia 3: acusação de organização criminosa contra 14 pessoas, entre elas uma médica e uma nutricionista presas, por atuação em outras duas clínicas de luxo com sedes em Joinville e Balneário Camboriú.

Denúncia 4: ainda a ser oferecida pelos crimes de venda e entrega a consumo de medicamentos ilicitamente, exercício ilegal da medicina e contra o consumo.

Leia também

Como funciona esquema de coach dono de clínicas de luxo em Balneário Camboriú e Joinville

Os detalhes da denúncia que prendeu coach e outros médicos de Joinville e Balneário Camboriú

Perícia investiga mais de 50 substâncias apreendidas com coach de emagrecimento de SC