As horas que antecedem o primeiro desfile da Oktoberfest Blumenau 2022 mudaram o clima da Rua XV de Novembro. O caneco de chope na mão, um chapéu típico germânico e a música denunciavam a ansiedade do público pela retomada da festa.

Continua depois da publicidade

> Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2022

Luiza Hostert, de 20 anos, aproveitava a brecha na agenda para garantir o traje novo. Nascida e criada em Blumenau, estava na loja acompanhada da mãe para fazerem o que já é tradição: acompanhar o desfile e seguir para os pavilhões da Vila Germânica.

— Estou ansiosa depois de tanto tempo — admite.

Já Julian Ruediger vestiu o traje quando o dia amanheceu. Ele vai usá-lo para o desfile pelo grupo Eintracht. A expectativa pela retomada da maior festa alemã das Américas era tanta que ele pediu folga no trabalho para se dedicar exclusivamente para o evento.

Continua depois da publicidade

Julian vai desfilar nesta quarta-feira.
Julian vai desfilar nesta quarta-feira. (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Quem também está com a agenda livre para curtir a Oktoberfest é a Alessandra Roriz.

Ela veio do Rio de Janeiro para visitar os amigos no Sul por coincidência bem na data de início da festa. Decidiu ficar na cidade e na tarde desta quarta-feira (5) aproveitava para comprar um arquinho e deixar o look mais no clima.

— Meu pai e minha avó já vieram [à Oktober]. Aí já que estávamos pela região decidimos participar — conta Alessandra ao lado do marido que ostentava um belo copo de chope à mão.

> Leia também: Oktoberfest volta sob “ansiedade, felicidade e saudade” em noite de reencontro

Continua depois da publicidade

A bebida, aliás, tem lugar garantido ao longo do 1,4 quilômetro da Rua XV de Novembro. São mais de 20 pontos de venda de chope de ponta a ponta da via mais importante do comércio da cidade.

Alessandra Roriz e o marido vieram do Rio de Janeiro a Blumenau.
Alessandra Roriz e o marido vieram do Rio de Janeiro a Blumenau. (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Do Mato Grosso a Blumenau

Participante do Baile do Chope em Sinop, no Mato Grosso, Lucas Farias carrega na cabeça o chapéu típico que usa na cidade natal. Agora, à espera do primeiro desfile na Rua XV, aproveita cada instante:

— Esse chapéu já foi em uns três Bailes de Chope na minha terra. Agora me dei de presente de aniversário vir conhecer a Oktoberfest. Gosto dessa cultura — garante o turista.

Lucas Farias se deu de presente de aniversário a viagem a Blumenau.
Lucas Farias se deu de presente de aniversário a viagem a Blumenau. (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Os comerciantes estão otimistas com o começo da festa. A maioria das lojas estampa as cores da Alemanha e improvisa uma caixa de som para os hits da Oktober. Valdemir Beckhauser, que tira as maquiagens de cena e abre espaço para artigos relacionados à festa em outubro, diz que o clima está diferente este ano.

Continua depois da publicidade

— O blumenauense está ansioso pela festa. Antes eram só os turistas — fala com a propriedade de quem está há uma década na Rua XV de Novembro.

> Acesse o Guia Oficial da Oktoberfest Blumenau 2022

O primeiro desfile oficial da Oktoberfest Blumenau 2022 está marcado para as 19h. Quem não for à Rua XV de Novembro pode acompanhar o evento em uma supertransmissão no Facebook do Santa e YouTube do NSC Total. A live começa às 19h.

Vídeo explica tudo sobre a Oktoberfest Blumenau

Leia mais sobre a Oktoberfest Blumenau

Como comprar ingresso para a Oktoberfest Blumenau 2022

Onde encontrar traje típico alemão para a Oktoberfest Blumenau

Oktoberfest Blumenau 2022 terá 128 rótulos de cerveja e recorde de estilos