A tensão e violência dominam Ponte Serrada a poucos dias da eleição suplementar de domingo para prefeito e vice. Dois candidatos disputam a prefeitura: Antoninho Rossi (PSD) e Eduardo Coppini (PTB).
Continua depois da publicidade
Na noite de quinta-feira, três carros foram alvejados, uma S10, um Gol e uma Fiat Strada. A polícia está investigando o episódio, que não deixou feridos.
– É uma vergonha – reclamou o agricultor, que levou um tiro na sua Strada.
Ele tinha ido buscar um funcionário próximo ao Centro de Tradições Gaúchas Pouso dos Tropeiros, quando os carros de um primo e de uma prima, que faziam campanha para uma coligação, foram atingidos por tiro. Na saída do bairro, quando estava à frente de um veículo da Polícia Militar, seu carro foi atingido.
Continua depois da publicidade
– No início, pensei que tinham atingido um pneu – falou.
A delegada Olívia Moretto Cândido Souza não quis dar detalhes para não atrapalhar as investigações. Ela também confirmou que três pessoas foram presas em flagrante por tentativa de fornecer cestas básicas para eleitores, o que caracterizaria tentativa de compra de voto.
Os candidatos reclamam do clima tenso. Rossi, da coligação Ponte Serrada Levada a Sério, formada pelo PSD, PMDB, PT e PSB, disse que também foi cercado por veículos que o impediram de visitar uma igreja, no domingo à noite. Coppini, da coligação Um Novo Tempo, formada por PTB, PMDB, DEM, PSDB e PSC, também criticou a violência na campanha.
Para tentar inibir ações violentas, a juíza eleitoral Angélica Fassini pediu reforço policial a Xanxerê e Chapecó. Na eleição deste domingo, a segurança será feita por 15 policiais civis e militares e três agentes da Polícia Federal.
Continua depois da publicidade
Candidatura de eleito em 2012 foi barrada pela Lei da Ficha Limpa
O prefeito eleito em outubro Clodemar Ferreira (PP), teve uma ação de impugnação de sua candidatura relativa à desaprovação de contas de quando era prefeito, em 2003. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Mesmo antes da eleição, ele chegou ser impugnado em primeira instância. Mas entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral e chegou a concorrer, vencendo a eleição contra Antoninho Rossi (PSD.
No entanto, Ferreira, que tem o apelido de Nanico, acabou tendo a condenação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não chegou a assumir. Quem assumiu foi o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Coppini (PTB), que foi eleito na coligação que apoiava Rossi. Agora, os dois vão se enfrentar nas urnas nesta eleição suplementar.
Continua depois da publicidade