O clima dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) tomou conta de Chapecó, nesta quinta, com a chegada do fogo simbólico, que saiu de Brusque no dia 30 de outubro. O percurso iniciou na Avenida Getúlio Vargas, passou pelo Congresso Técnico no Centro de Eventos Plínio de Nês e encerrou com o acendimento da pira na Praça Coronel Bertaso.

Continua depois da publicidade

Foram cinco quilômetros de percurso. Cerca de 50 atletas, de 26 modalidades, conduziram o fogo simbólico durante parte do trajeto. Faltam apenas seis dias para a abertura dos Jasc, que serão realizados de 12 a 21 de novembro. Neste ano, a competição terá participação de cinco mil atletas, de 97 municípios.

Eles vão disputar 41 troféus, em 26 modalidades. A coordenação do evento se concentra, a partir de hoje, na divulgação nos meios de comunicação, placas em rótulas, adesivos e cartazes para mobilizar o público.

Entre os atletas da cidade, o clima é de satisfação:

– É uma emoção grande e uma responsabilidade – garante o judoca Andreu Souza.

Continua depois da publicidade

Andreu disputa os Jasc pela quarta vez. Em 2007, foi bronze. Joana, do futsal feminino, não poderá ajudar seu time, devido a uma lesão. Mesmo assim, ela carregou a tocha.

O presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, elogiou a cidade:

– Chapecó é uma cidade que gosta de esporte. É o lugar ideal para retomarmos os Jogos – afirmou Pavanello, ao se referir ao evento que foi suspenso em 2008 por causa das enchentes em Santa Catarina.