O primeiro dia da Peneirinha Gillette em Criciúma foi marcado pela descontração e expectativa. Em meio ao clima de festa no evento realizado na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) centenas de garotos de oito a 12 anos e também os pais viveram a expectativa de continuar no programa promovido pelo Grupo RBS e a P&G.
Continua depois da publicidade
As seletivas finais se realizarão em Florianópolis, onde dois garotos serão escolhidos, e em Porto Alegre, onde quatro meninos serão os vencedores. Os melhores serão premiados com um ano de treinamento em uma escolinha de futebol de seu município e duas semanas em um centro de preparação de um clube de ponta da Europa.
Neste sábado em Criciúma enquanto um grupo de dezenas de jogadores realizava exercícios de aquecimento vários outros garotos já disputavam a partida de 20 minutos para demonstrar as habilidades de cada um. Entre os avaliadores convidados para selecionar os meninos para a continuação da peneira no domingo estava o ex-goleiro do Criciúma Alexandre Pandóssio, campeão da Copa do Brasil de 1991 pelo Tigre.
– O tempo é bem curto e precisamos avaliar principalmente a qualidade técnica individual e a participação na partida- observa.
Os pais da garotada acompanhavam de perto a partida e vez por outra algum deles tentava dar uma demonstração de incentivo.
Continua depois da publicidade
– Vamos Felipe, tem que jogar mais, né?- gritou uma mãe aflita à beira do gramado.
Um dos pais mais confiantes era o mineiro Marcos Aurélio dos Santos, que observava cada movimento de Nicolas Lopes, de 12 anos. O menino morador do bairro São Francisco deu dribles, fez lançamentos, fez o que pode para saber ao final da tarde se continua no segundo dia de seletiva.
– Ha, acho que joguei bem sim- conta o menino que ganhou do pai um par de chuteiras novas especiais para o Peneirinha Gillete, mas acabou usando o calçado cor de rosa emprestado por um novo amigo que fez no evento.