O Red Bull Skate Generation começa hoje em clima de despedida na casa do tetracampeão Pedro Barros. A competição, que ocorre pelo quarto ano consecutivo no bairro Rio Tavares, em Florianópolis, deve se transferir para outro local ainda a ser definido no próximo ano.
Continua depois da publicidade
A competição, que reúne quatro gerações do skate mundial, ultrapassou fronteiras e chamou atenção de pioneiros do esporte como os americanos Christian Hossoi, Duane Peters e Steve Alba. Porém, como é realizada em uma pista particular, o espaço é limitado e traz restrições para os organizadores e para o público.
Os skatistas estrangeiros da nova geração também abraçaram o evento e neste ano a disputa entre os amadores promete ser boa. Vencedor da categoria no ano passado, o catarinense Vi Kakinho terá pela frente o campeão francês Vincent Matheron, 15 anos, e o australiano Keegan Palmer, 10 anos, além do paulista Allan Resende e do também catarinense Matheus Guerreiro.
Além dos amadores, os skatistas da categoria máster também entram no bowl hoje. É a chance de ver atletas que marcaram a história do esporte, como o paulista radicado em Florianópolis Léo Kakinho, que até hoje detém o recorde de skatista mais novo a vencer um campeonato na categoria profissional, e Mauro Mureta. Amanhã é a vez das categorias profissional – valendo pela etapa da Internacional Skateboarders Union (ISU) – e legend (lenda).
Continua depois da publicidade
Os seis melhores de cada categoria estarão classificados para formar as equipes que se enfrentam no domingo, com transmissão ao vivo pelo site da Red Bull.
– A competição vira uma grande festa, uma confraternização indescritível. São dois sentimentos diferentes e incomparáveis – descreve o anfitrião Pedro Barros.