Sem chuvas há 134 dias, o Distrito Federal registrou umidade relativa do ar de 7%, às 16h desta terça-feira (3) na região do Gama, sendo o dia mais seco da história da capital brasileira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A última chuva registrada pelo Inmet no DF foi em 23 de abril, conforme informações do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Floresta Nacional de Brasília (Flona) está em chamas desde às 10h30 desta terça-feira (3) , e há três grandes focos de incêndio, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Um paredão de fumaça se formou podendo ser visto de longe, e o parque foi fechado.
Clima de deserto
Em termos de comparação, a umidade relativa do ar em desertos, fica abaixo de 10% em todos os meses do ano. Em Brasília, anteriormente, a umidade mais baixa registrada pelo Inmet havia sido em setembro de 2011: 8%. No entanto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou umidade do ar também de 7% no Distrito Federal em agosto de 2010.
O índice de umidade do ar recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.
Continua depois da publicidade
SC envia bombeiros para ajudar no combate a incêndios no Pantanal
De acordo com os bombeiros, o incêndio na Flona não estava controlado até as 19h desta terça. A alta temperatura, o clima seco, o vento e as chamas altas dificultam o trabalho.
Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, já que três pessoas foram vistas no local. Cerca de 1,2 mil hectares haviam sido atingidos até o fim da tarde.
Os equipamentos usados para combate às chamas são básicos, como bomba costal de 20 litros, abafadores e soprador. Os helicópteros do Corpo de Bombeiros não estão sendo usados para combater o fogo, pois estão em manutenção. Além disso, não há pilotos disponíveis.
Como o incêndio é em um local de difícil acesso, a viatura de água não consegue chegar perto das chamas, segundo os bombeiros.
Continua depois da publicidade
Área queimada até agosto é maior do que 2024 inteiro no DF
Até agosto, a área queimada no DF é 29% maior que a do ano passado inteiro, segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Veja dados abaixo:
- De janeiro a dezembro de 2023: 9.991 hectares queimados
- De janeiro a agosto de 2024: 12.944,4 hectares queimados.
A área atingida apenas em agosto foi de 5.005 hectares. Houve um aumento de 38% em comparação ao mesmo período de 2023. Em agosto foram 2.065 ocorrências.
Leia também
SC registra 1,3 mil focos de incêndio em 2024 e supera total do ano passado
Imagens de satélite mostram corredor de fumaça da Amazônia voltando para SC