A chuva até tentou abalar a euforia do público no primeiro dia de Oktoberfest Blumenau 2024 depois de impedir o desfile na Rua XV de Novembro, mas não adiantou. Dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica o clima era de entusiasmo para aqueles que acompanhavam de perto a abertura oficial da festa. Às 22h54min, quando a sangria do barril de chope atraiu todos os olhares para o palco do Spaten Platz, nada mais importava.
Continua depois da publicidade
Pelo menos naquele momento, enquanto a água pingava pelo lado de fora, a alegria contagiava o espaço já acostumado com lágrimas durante essa época do ano — sejam elas de empatia ou superação.
Receba notícias pelo canal do NSC Total Blumenau no WhatsApp
Mais uma vez, os planos tiveram de ser adaptados por conta do tempo instável nesta quarta-feira (9). Em 2023, as fortes chuvas neste mesmo período de outubro chegaram a causar enchentes na região do Vale do Itajaí. Como gesto de respeito, à época, nem sequer houve o tradicional brinde para finalizar a cerimônia de abertura da maior festa alemã das Américas.
Não tinha muito o que se comemorar, afinal.
Continua depois da publicidade
Neste ano, porém, a água, apesar de ter atrapalhado a principal atração desta quarta, não causou prejuízos maiores, tampouco impediu que os visitantes viessem prestigiar o primeiro dia de Oktoberfest.
Na área externa do parque, capas e guarda-chuvas viraram parte do cenário da Vila Germânica. Dona Maria das Graças, por exemplo, saiu do Ceará, onde mora, só para conhecer o evento.
VOTE: Quem deve ser a rainha da Oktoberfest Blumenau 2025
Aos 72 anos, ela veio à Oktoberfest Blumenau pela primeira vez na vida. Com um guarda-chuva em mãos e disposição de sobra, a mulher não demonstrou qualquer arrependimento em ter chegado até aqui mesmo embaixo de chuva forte.
— Essa Oktoberfest é muito famosa. E eu estou na minha melhor idade, né? Tenho que aproveitar — diz, aos risos.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da abertura da festa e da chuva
Ao lado de dentro, no Spaten Platz (o Setor 4 do Parque Vila Germânica), também não teve tempo ruim que atrapalhasse a cerimônia de abertura. Bastou o “hino” da Oktoberfest começar a tocar para que “Hallo Blumenau” ecoasse, em poucos segundos, por todos os cantos do pavilhão.
As luzes se apagam e uma trilha sonora digna de um bom filme toma conta do Setor 4. Em fila, 12 “monges” vestidos com um manto marrom e tochas em mãos entram para representar os produtores de cerveja. O ritual ocorre todos os anos e emociona até aqueles já acostumados com a tradição.
Os discursos das autoridades trouxeram a lembrança das chuvas de 2023, quando a festa chegou a ser interrompida por conta dos eventos climáticos. O secretário de Turismo, Marcelo Greuel, enfatizou as dificuldades enfrentadas no último ano e não escondeu o sentimento de orgulho ao superar aquilo que ele considerou a mais desafiadora Oktoberfest da história de Blumenau.
Continua depois da publicidade
— Mas nós seguimos e agora estamos nesse local novamente para abrir a Oktoberfest. A resiliência está no nosso DNA. Não vamos falar de enchentes. É um dia para celebrar a maior Oktoberfest das Américas — disse o secretário.
Oktoberfest Blumenau chega aos 40 anos madura e futuro tem um valor “inegociável”
Às 22h54min copos de chope se ergueram e a bebida jorrou em meio ao público com a famosa sangria do barril. A declaração do prefeito Mário Hildebrandt, com um grito de Ein Prosit no final, oficializou o início da festa em 2024. “Declaro aberta a Oktoberfest”.
E, desta vez, com uma única preocupação: celebrar os 40 anos da Oktoberfest Blumenau.
Só.
Leia também
Oktoberfest Blumenau 2024: ingressos, preços, chope, cardápio e tudo sobre a festa
Confira o cardápio completo com preços da Oktoberfest Blumenau 2024