Até a convenção do próximo domingo que definirá o novo presidente do PSDB catarinense, a semana será de negociações no ninho tucano. Na busca pelo consenso, um novo nome começa a circular nos bastidores: o do ex-prefeito de Criciúma Clésio Salvaro.

Continua depois da publicidade

Oficialmente, os dois candidatos na disputa pelo cargo são o deputado estadual Marcos Vieira e o senador Paulo Bauer. O resultado da eleição interna no partido indicará as tendências dos rumos tucanos para 2014. Uma vitória do senador fortaleceria sua candidatura ao governo do Estado.

Por outro lado, Marcos Vieira ou um terceiro nome de consenso como o de Salvaro ampliariam as discussões de cenários para o ano que vem, mesmo que o partido não permaneça na aliança de reeleição de Raimundo Colombo (PSD) e siga um caminho de candidatura própria ou apoio a outra candidatura que dê palanque para Aécio Neves em Santa Catarina.

Neste momento, como está sem mandato e já está percorrendo o Estado em eventos com prefeitos do PSDB, Salvaro é visto como alguém que poderia se dedicar ao partido. Apesar da inelegibilidade por ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-prefeito de Criciúma é considerado uma liderança emergente pela grande aprovação que teve em seu governo.

Continua depois da publicidade

O tucano diz que esse não é seu projeto e que acredita que poderá contribuir mais com o partido com a realização dos eventos com prefeitos que vem fazendo:

– Jamais descartaria qualquer missão estabelecida para mim pelo partido. Mas não desejo a presidência e acho que não sou a melhor pessoa para fazer este trabalho.

O deputado Marcos Vieira diz que mantém sua candidatura, mas as conversas continuam em busca de um acordo.

Continua depois da publicidade

– Há um apelo da base do partido para que eu seja o presidente, por conhecer bem o partido. Mas desejo ter todos juntos – afirma o deputado, que garante estar na busca pelo consenso.

A reportagem tentou falar com o senador, mas ele não foi encontrado.