O Sicoob São Miguel incorporou, em votação unânime de seus associados, a Coopercred de Joinville. O presidente Edemar Fronchetti conta que a cooperativa da região Oeste já recebeu a homologação do Banco Central da incorporação da Indacredi, de Indaial. E agora amplia a atuação no mais rico município catarinense. Foram absorvidas as seis unidades da cooperativa de funcionários públicos de Joinville, com 10.500 associados. A partir da união, os ativos passam a somar mais R$ 800 milhões O Sicoob São Miguel tem 60 mil associados e mais de 300 funcionários.
Continua depois da publicidade
A cooperativa receberá aporte de recursos do fundo de estabilidade financeira do Sicoob Santa Catarina para repor os prejuízos da Coopercred e terá até dez anos para devolver o empréstimo. A partir da incorporação, a Coopercred passa a ser uma cooperativa de livre admissão de associados.
Varejo e área de eventos em outro embate
O comércio volta a se mobilizar para garantir a permanência da atual legislação que normatiza o funcionamento de feiras itinerantes pelas cidades, inclusive em Joinville. O movimento é consequência de ação de setores organizados distintos, em especial o de promotores de eventos. Estes fazem lobby para mudar as leis que tratam do assunto. A briga de interesses divergentes tem, agora, novo round. Por causa dessa situação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville vai se reunir na segunda-feira com as gerências do Procon e da Secretaria da Fazenda do Estado em Joinville. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também foi convidada. A preocupação do varejo é de alcance mais amplo. A ponto de a Federação das CDLs de Santa Catarina reafirmar a importância de se manter em vigor o decreto 366/2015, que restringe a atuação das feiras itinerantes (conhecidas como feirinhas do Brás) em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Saúde
A grande incidência de câncer e de aids constitui-se em fator de preocupação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O assunto consta de texto enviado aos associados pela área de relações governamentais da entidade.
Leia outras colunas de Claudio Loetz
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Novos produtos
Após estudos e análise de mercado, a Wetzel espera começar a fazer, em meados deste ano, negócios com produtos novos, como a linha de iluminação com tecnologia de LED. O aumento no portfólio de acessórios para instalações elétricas é outra aposta da companhia para melhorar o resultado.
Mudança
Jacemar Bittencourt de Souza é o novo superintendente regional da Caixa Econômica Federal para o Norte de Santa Catarina, que assume em substituição a Wilson Zarpelon. Souza comandará uma rede formada por 32 agências, nove postos de atendimento bancário, 82 casas lotéricas e 130 correspondentes bancários em 27 municípios.
Continua depois da publicidade
Olhar desconfiado
Em pesquisa ampla realizada pela Sustentare Escola de Negócios com 110 empresas de 13 municípios – incluindo Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Itajaí e Florianópolis – mostrava, no primeiro trimestre, alguma evolução no índice de confiança geral, em relação a outubro-dezembro do ano passado. O índice de confiança empresarial Sutentare (Ices) foi de 40,23 pontos, contra 38,95 no trimestre anterior. O estudo, feito regularmente há cinco anos, revela: o momento com expectativas mais favoráveis ocorreu no primeiro trimestre de 2011, bem no começo do levantamento sistemático. Claro que o humor vai variar muito – e diariamente – ao sabor dos fatos políticos envolvendo o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Internacional
Cédric Craze, francês com formação em engenharia de automação focada em robótica, está participando de grupo de profissionais voluntários que atuam no Fab Lab, uma das vertentes do Programa JoinValle, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Joinville. A informação é de Ari Vieira, que lidera o programa.
Comando
O administrador de empresas Octavio René Lebarbenchon Neto assumiu a presidência do Unike Group, empresa catarinense criada em 2011. Tem 180 funcionários, 65 mil clientes ativos e três unidades de negócios: de sistema de assinatura de serviços de assistência técnica para computadores; seguros; e planos de saúde.
Continua depois da publicidade