Depois de quase três anos desde a intenção e até a obtenção de todas as licenças e autorizações, a rede Condor abre nesta quarta-feira, para os consumidores, o primeiro hipermercado em Santa Catarina no conceito de centro de compras. A loja número 42 do grupo paranaense está situada na esquina das ruas Florianópolis e São Paulo. É a primeira unidade instalada fora do Estado do Paraná.

Continua depois da publicidade

Em pesquisa feita com os consumidores locais, o Condor constatou que 41% dos joinvilenses consultados conhecem a rede, que é a nona maior do segmento no Brasil, com faturamento bruto anual de R$ 3,81 bilhões. O Condor vai disponibilizar 40 mil itens à venda e cria 400 empregos diretos e mais de 400 indiretos. Fato importante para reduzir o desemprego na cidade. O recrutamento de pessoal foi feito pelo Cepat.

A maioria dos contratados veio da indústria. O executivo Marcos Roberto Guilherme é o gerente da unidade. Além do espaço para seus produtos, terá outras 60 lojas de apoio – inclusive o Restaurante Ádamo -, conta o diretor administrativo Wanclei Benedito Said.

A aposta no mercado de Joinville e região é tão grande que a rede paranaense já comprou mais um terreno para erguer uma segunda unidade, esta no formato de supermercado. O apetite e o poder financeiro do grupo farão os seus principais concorrentes – Angeloni e Giassi – reverem estratégias para não perderem clientes.

Continua depois da publicidade

Renda potencial de consumo

O foco principal do Condor é o cliente das classes B/C . Em especial o público da classe C. Natural, então, que os produtos direcionados a este público tenham mais visibilidade nas gôndolas. A loja ocupa 6.500 metros quadrados de área, com mais 3 mil metros quadrados na galeria de estabelecimentos de apoio.

– A renda dos joinvilenses da classe C é maior do que a renda de mesma classe social de Curitiba – afirma Said.

Transporte

A Ajorpeme quer mudanças na lei nº 6.649, que trata de exploração dos serviços de transportes turísticos de passageiros em Joinville. Em especial, requer a retirada do artigo 7, pelo qual os veículos destinados ao serviço deverão ter capacidade para transportar, no mínimo, dez passageiros. Esta norma favorece as empresas maiores. O vice-presidente da Ajorperme, Victor Kochella, e o advogado Marco Túlio, se reuniram com o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Fachini, para apresentar a reivindicação.

Continua depois da publicidade

Na China

O escritório do Martinelli Advogados passa a contar com representação avançada na República Popular da China. O advogado Guilherme Utpadel vai atender e auxiliar os clientes em demandas a partir de Xangai, desmistificando o mercado chinês e buscando viabilizar oportunidades aos interessados em desenvolver negócios com o país asiático.

Renegociar via internet

O Ministério da Justiça, a Serasa, o Banco Central, o Sebrae e a Febraban realizam até o dia 30 de maio uma grande ação de renegociação de dívidas em todo o Brasil. A iniciativa permite que o cidadão, microempreendedor individual, micro e pequenas empresas renegociem débitos com instituições financeiras sem sair de casa ou do escritório. O caminho para o cidadão e o microempreendedor individual renegociarem é a plataforma www.consumidor.gov.br. Já as companhias podem acessar www.limpanomeempresas.com.br.

Deputados na Acij

Os quatro deputados estaduais eleitos pela região de Joinville, Darci de Matos (PSD), Dalmo Claro (PMDB), Kennedy Nunes (PSD) e Patrício Destro (PSB), estiveram na reunião de ontem da Acij para apresentar os resultados dos projetos de lei encaminhados por eles na Assembleia. Na semana passada, a entidade empresarial recebeu o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Rodrigo Fachini (PMDB), e no dia 30 de maio, o palestrante convidado será o prefeito Udo Döhler (PMDB). Em ano de eleições, todo debate é válido.

Continua depois da publicidade

Parque eólico

A WEG vai fornecer pacote elétrico para o Parque Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. A região já é conhecida por possuir o maior complexo eólico da América Latina, e iniciou, em 2015, mais um grande empreendimento para ampliar a geração de energia limpa.

O novo parque vai gerar 230 megawatts de potência, o suficiente para abastecer 400 mil residências. Dentro do pacote elétrico fornecido pela WEG está o transformador de 275 MVA e 525 kV, um dos maiores já fabricados pela companhia. Tem 16,5 metros de comprimento, 6,8m de largura e 10,3m de altura. O início da operação do parque eólico ocorrerá em 2018. O pacote elétrico deverá estar disponível para energização no final deste ano.