A oferta de chocolates para a Páscoa deste ano encolheu. Antenado com a realidade financeira e apontando para o esvaziado bolso dos consumidores, a área de compras das redes de supermercados reduziu os volumes comprados junto aos fabricantes para evitar encalhes.
Continua depois da publicidade
Pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mostra que oito de cada dez empresas do setor compraram, em 2016, a mesma quantidade de produtos (chocolates) que em 2015. Os outros 21% informaram que diminuíram o volume em comparação ao ano passado.
Nenhum lojista registrou que vai oferecer quantidade maior do produto que é tradicional nesta época do ano. Na mesma sondagem feita na prévia da Páscoa de 2015, 70% dos pesquisados informaram que haviam comprado mais produtos que em 2014.
O que explica a máxima cautela dos comerciantes se expressa em números: as vendas gerais diminuíram em janeiro, mês em que o fluxo de turistas habitualmente faz crescer os negócios. A queda foi de 1,13% sobre igual período de 2015.
Continua depois da publicidade
Leia outras colunas de Claudio Loetz.
RH
O diretor do Senac, Ronaldo Ribeiro, assume a presidência da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), seccional Joinville. A posse acontece hoje. Na ocasião, será apresentado o case do Facilitadores: multiplicando conhecimento e gerando resultados, do Porto Itapoá.
Posse na ADVB
O diretor comercial da Döhler, Carlos Alexandre Döhler; o diretor de Operações da Salfer, Luis Humberto Quental; e o diretor de comercialização e marketing da RBS TV em SC, Delton Batista, compõem a nova diretoria executiva da ADVB-SC. A posse será hoje em Florianópolis. A entidade será presidida por Daniel de Oliveira Silva, da Quadra Comunicação. Haverá palestra sobre marketing e vendas com o vice-presidente da Unilever Brasil, Antônio Calcagnotto. Responsável pela área de assuntos corporativos da multinacional, Calcagnotto é mestre em Planejamento Estratégico e possui MBA em Finanças e Marketing.
Mais comida
O Grupo Madero de restaurantes planeja investir R$ 100 milhões na abertura de 33 novos restaurantes em todo o Brasil neste ano – 25 contêineres e oito steak houses. Hoje, com mais de 60 restaurantes em operação no Brasil, a rede consumiu 1,2 mil toneladas de carnes no ano passado, sendo 6 milhões de hambúrgueres. Faturou R$ 334,5 milhões no ano passado, somando os restaurantes e a fábrica. O crescimento foi 56,1% maior que 2014. Para este ano, a meta é crescer 40%.
Continua depois da publicidade
Novo secretário
O empresário Maurício Batista assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araquari. Planeja criar um programa de eficiência energética e outro de competitividade para as empresas locais. É urgente reformatar o modelo de sustentação da economia. O problema é que a expansão do município está ancorado em pilares que não são mais reais: baixo IDH e preço reduzido de terrenos.
Excluídas do Simples
Trezentos e dezoito CNPJs tiveram o pedido de adesão ao Simples nacional indeferidos porque têm pendências para com a Prefeitura de Joinville. A lista de empresas nesta situação consta dos anexos de edital de notificação publicado no Diário Oficial do Município número 398, de 19 de fevereiro. Microempresas e companhias de pequeno porte podem consultar o motivo pelo qual a adesão foi indeferida para o ano de 2016. A informação está disponível no site www.joinville.sc.gov.br no banner “Simples Nacional termo de indeferimento”, em sua página inicial. A adesão será aceita desde que o contribuinte comprove a inexistência das pendências apontadas até o prazo final para regularização, encerrado no dia 29 de janeiro.