O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e o Procon de Joinville fiscalizam dezenas de postos de combustíveis da cidade nesta semana. O trabalho de seis agentes começou na segunda-feira e continua até a sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Esta é a segunda vez no ano que os órgãos fazem apuração conjunta de eventuais irregularidades em estabelecimentos do gênero. A ação verifica a qualidade do combustível vendido, o funcionamento das bombas, o correto recolhimento de impostos e o cumprimento de demais aspectos constantes do Código de Defesa do Consumidor.

De tempos em tempos, os diferentes órgãos agem para verificar a situação dos postos. Há duas razões básicas: proteger o cliente de fraudes para não ser lesado e nem correr riscos; e, no caso da Fazenda, o interesse é o de elevar a arrecadação.

Confira mais notícias de Joinville e região.

Continua depois da publicidade

Confira mais colunas de Claudio Loetz.

Convention

Rosi Dedekind, empresária do setor hoteleiro – gestora do Hotel Colon – foi escolhida para a presidência do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em substituição a Aurea Raquel Pirmann, do Shopping Mueller, que estava à frente da entidade nos últimos dois mandatos.

Acij pede apoio à BMW

O presidente da Acij, João Martinelli, recebeu a visita do novo vice-presidente de operações da BMW em Araquari, Carsten Stoecker (segundo, da direita para a esquerda). Também participaram da reunião os vice-presidentes da Acij Ovandi Rosenstock, Moacir Thomazi e Clayton Salfer, além da diretora de relações governamentais da empresa, Gleide Souza. A BMW já está vinculada à Associação de Bombeiros e foi convidada a apoiar o trabalho voluntário da corporação. A ideia teve rápida adesão de Carsten.

Nas Olimpíadas

Presente na construção dos equipamentos e locais que irão abrigar as competições das Olimpíadas do Rio, a Ciser reforça sua presença no mercados nacional e global. Os fixadores da maior fabricante da América Latina estão nas obras realizadas pelas empreiteiras que ganharam concorrência para construção das estruturas das arenas multiuso, do parque olímpico, do complexo aquático, do complexo de tênis, da arena de handebol, do velódromo e do centro de transmissão internacional.

Continua depois da publicidade

Israel prospecta

O cônsul e chefe da missão econômica e comercial de Israel em São Paulo, Boaz Albaranes, vai se reunir, em Joinville, com o empresário Miguel Abuhab e um grupo restrito de pessoas, em almoço, no dia 18, organizado pelo presidente da Neogrid. O diplomata chega interessado em avaliar parcerias com empresas e instituições locais. Antes do seu cargo atual, Albaranes trabalhou para o departamento da Ásia-Pacífico e África na administração de comércio exterior do Ministério da Economia. Também foi gerente de projetos no Israel NewTech (programa nacional de água e energia) e no Centro de Promoção de Investimento Israelense (Invest, em Israel).

Comparação

O consumidor que tem tempo e paciência para comparar preços de sete supermercados de Joinville pode economizar algum dinheiro. Mas, mesmo assim, é relevante a variação de preços nesta busca pelo menor valor global considerando-se a compra dos 45 itens coletados pelo Procon. Um exemplo: em março de 2015, o valor geral mais acessível era de R$ 184,75. Em março de 2016, o cliente pagou R$ 202,02 pelos mesmos produtos. Houve aumento de 9,3% de um ano para outro. Significa dizer que a utilização do método de sempre procurar o menor preço das mercadorias implica alta próxima da inflação anualizada (9,91% pelo INPC abril 2015/março 2016).

Vai demorar

Começou o trâmite do projeto de lei do SC Bem Mais Simples. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, entregou o documento para o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa. O texto tem como objetivo reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresas de baixo risco. O texto ainda tem longo percurso pela frente até virar lei. Além de análise interna no governo, precisará passar na Assembleia Legislativa, onde os deputados vão querer opinar.

Continua depois da publicidade