As regras para o financiamento de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, (MCMV) na fase 3 mudaram itens que valiam nas etapas anteriores. A principal mudança que desagradou ao setor imobiliário é o que trata do valor máximo dos apartamentos ou casas a serem financiadas pela Caixa Econômica Federal.

Continua depois da publicidade

Agora, os valores são relacionados ao tamanho das populações de cada município. As cidades com 20 mil a 50 mil moradores dificilmente serão atendidas. Isso porque o teto passou a ser de apenas R$ 100 mil. É o caso de Araquari, vizinha de Joinville. Até São Francisco do Sul se enquadra neste patamar baixo.

Certamente não haverá construtor disposto a fazer este desembolso porque a qualidade da construção será ruim. Obras do MCMV em Jaraguá do Sul e em São Bento do Sul ficarão restritas a um valor máximo de R$ 130 mil.

Até agora, o limite era de R$ 145 mil. Na região Norte de Santa Catarina, o novo regramento só vai ajuda o setor de construção para a baixa renda em Joinville. Isso ocorre porque no caso de cidades com mais de 250 mil moradores, o teto passou para R$ 180 mil.

Continua depois da publicidade

As alterações, a vigorar em breve, praticamente inviabilizam o interesse de construtoras em atender a demandas das cidades com menos população. O presidente do Secovi Norte, Jorge Laureano, critica. E a mobilização política já é intensa para tentar reverter a situação.

Tão logo o Ministério das Cidades anunciou as novidades, reuniões com técnicos do ministério foram agendadas. Inclusive com deputados federais envolvidos nas negociações para o governo voltar atrás em sua decisão. Mais uma reunião poderá ser marcada para este mês de janeiro.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Leia outras notícias de Claudio Loetz

Ajustes

O Grupo Malwee, de Jaraguá do Sul, e a Lunender, de Guaramirim, ambas do setor têxtil, estão demitindo trabalhadores em razão da crise econômica. No ano passado, o setor têxtil da região Nordeste de Santa Catarina fechou 500 vagas. Outras 500 postos de trabalho vão desaparecer até junho deste ano, dizem lideranças empresariais. Até empresas pequenas já dispensam funcionários. Em 2015, a atividade econômica da indústria têxtil catarinense encolheu 26%. Alguma melhora no horizonte? Talvez no segundo semestre.

Continua depois da publicidade

Insensatez

O consumidor com padrão classificado como “ostentação” não tem estratégia para economizar. Aceita, até, manter o lazer fora de casa cortar a alimentação em domicílio. É um insensato. Ele representa 8% do total de brasileiros aptos a fazer compras. O dado é da agência nova/sb.

Vendas

Rodrigo Felipe de Borba, 26 anos, é destaque nacional. Trabalha há três anos na Loja Chilli Beans do Garten Shopping, em Joinville. Ele é o campeão de vendas de 2015 entre todos os funcionários das mais de 600 lojas da franquia brasileira.

Emprego e informalidade

Estudo do Ipea Análise da dinâmica do emprego setorial de 2014 a 2015 divulga, nesta sexta-feira, análise com a a evolução do emprego e da informalidade no período de um ano, que vai do 4º trimestre de 2014 ao 3º trimestre de 2015, com a utilização de diferentes ferramentas metodológicas, como a análise de indicadores dos fluxos de trabalhadores entre diferentes status ocupacionais. Alguns dos setores analisados são os de comércio, construção, alimentação, serviços domésticos, administração pública, educação e agricultura/pecuária.

Continua depois da publicidade

ISS

O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau vai insistir num pedido já feito no ano passado: a desoneração do ISS para o setor de eventos. Improvável conseguir. A Prefeitura, sem caixa, não abrirá mão de nenhum centavo.

Varejo

A rede Berlanda reinaugurou sua loja em Balneário Camboriú, em novo ponto, onde funcionava o Ponto Frio. No dia 5 de fevereiro será inaugurada a ampliação da unidade de Rio do Sul. Por ora, nada mais.

Estampas para o mundo

O Elaiá, estúdio de estampas criado há dois anos em Santa Catarina, desenvolve e produz desenhos inspirados na diversidade da cultura e da natureza brasileiras. A marca está presente em dois eventos nos Estados Unidos: a Printsource NY (nos dias 12 e 13) e na Première Vision New York (nos dias 19 e 20), nos quais os fabricantes antecipam as tendências para a primavera-verão 2017. O Elaiá tem agentes na Europa, nos Estados Unidos e na Índia.

Continua depois da publicidade