A Federação das Indústrias de Santa Catarina obteve liminar na Justiça Federal para assegurar a movimentação de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul durante a operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal. Decisão do juiz Paulo Cristóvão de Araújo Silva, da 2ª Vara Federal de Joinville, determina que seja providenciado o prosseguimento dos despachos aduaneiros e análise da documentação de importação e exportação para que o desembaraço ocorra em oito dias.
Continua depois da publicidade
A Fiesc já tinha obtido, no início do mês, mesmo posicionamento favorável a seus interesses, na Justiça Federal em Itajaí, para a continuidade das atividades de comércio internacional e desembaraço de mercadorias no porto da cidade. Neste caso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, confirmou a posição.
– A ação judicial é fundamental neste momento em que a lentidão nos portos traz dificuldades adicionais ao setor produtivo, já prejudicado pela crise. O movimento eleva custos dos exportadores e importadores, dificulta o cumprimento de contratos e afeta a credibilidade das empresas no mercado externo – diz o presidente da federação, Glauco Côrte.
Estabilidade
Em outubro, as vendas do setor supermercadista catarinense aumentaram 4,74% em relação a setembro. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a expansão é mínima: apenas 0,17%, na comparação com igual período do ano passado.
Continua depois da publicidade
Consultoria
O Ministério das Cidades disponibilizará R$ 2 milhões para que consultoria especializada realize trabalho na Companhia Águas de Joinville, com foco em redução de perdas de água, e em eficiência energética. Em agosto, a Águas se habilitou em edital do governo federal e agora conquistou o direito de receber a consultoria. Outras cidades contempladas são Florianópolis, Porto Alegre, Novo Hamburgo (RS), São José do Rio Preto e Mogi das Cruzes (SP). No dia 29 de novembro, a Águas faz assembleia e define seu planejamento estratégico plurianual para o quinquênio 2017/2021.
Corsi quer revisão
O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Cortês Corsi, participou do 3º Congresso Internacional de Desempenho Portuário, em Florianópolis. Em painel sobre a autonomia da gestão portuária, pediu a revisão da legislação. Disse que o regramento exige que diversos órgãos fiscalizem a rotina de atuação dos portos, o que resulta no engessamento das atividades e, muitas vezes, atrasa a evolução do sistema.
– Vamos pensar que a legislação portuária brasileira é um pai falando com seu filho de oito anos. O pai diz ao filho que ele pode fazer o que deseja, desde que esteja de acordo com o que ele quer que o filho faça. Isso é autonomia?
EaD
O Grupo Ânima Educação realiza neste sábado a convenção de vendas do EAD. Será em Joinville, na UniSociesc, e marca a largada da campanha 2017 dos cursos de graduação e pós-graduação a distância do grupo. Na ocasião, o diretor de Negócios da RBS Santa Catarina, Delton Batista, fará palestra.
Continua depois da publicidade
Construção
Acontece na próxima terça-feira a segunda edição da rodada de negócios da construção civil. O evento reunirá 26 construtoras afiliadas ao Sinduscon de Joinville e mais 17 empresas vinculadas ao núcleo da construção civil da Acij.
Na lista
Embraco, Termotécnica e Malwee estão na lista do guia das empresas mais sustentáveis do Brasil, preparado pela revista Exame.
30% a mais
A Associação Catarinense de Supermercados vai implantar o Programa Supermercados solares com objetivo de ampliar a geração de energia fotovoltaica nos telhados dos supermercados. Ainda em 2017, pretende aumentar a base de associados em 30%. Outras metas são elevar em 30% o número de expositores e visitantes na 30ª Exposuper, que será realizada no período de 20 a 22 de junho de 2017, em Joinville. Em 2016, por causa da crise, espaços significativos do pavilhão não foram comercializados para o evento.