A Prefeitura de Joinville publicou no Diário Oficial do Município decreto com novas regras para aberturas de empresas. Agora, as atividades econômicas classificadas como de baixo grau de risco (grau um) não precisam mais de alvará de licença e de localização. A permissão para o negócio funcionar se dá mediante pedido por escrito. Entre as atividades e profissões beneficiadas estão as startups, professores de ensino de idiomas, advogados, contadores e programadores.

Continua depois da publicidade

A lei passará por atualizações constantes, respeitando a legislação do meio ambiente e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

São consideradas de baixo grau de risco as atividades desenvolvidas sem a necessidade de estabelecimento físico; que não implique a venda de produtos ou prestação de serviços regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; que não esteja obrigado ao licenciamento ambiental. Também ficam dispensadas da consulta de viabilidade e da vistoria do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Para atividades econômicas consideradas de médio grau de risco (grau dois), o alvará provisório terá validade de um ano, com possibilidade de renovação por igual período.

Continua depois da publicidade

Confira outras notas da coluna de Claudio Loetz em 6 de outubro:

20 mil carteiras

Até o final deste mês, todos os postos de atendimento do Ministério do Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) têm a obrigação de receber os pedidos de carteira de trabalho, sem a necessidade de agendamento prévio. A determinação é do Ministério do Trabalho. Para Santa Catarina, estão sendo enviadas 20 mil carteiras, que serão distribuídas para os postos de atendimento até a próxima sexta-feira. Quem está com agendamento programado será atendido, com prioridade, na data marcada. No Estado, há 25 locais de atendimento para confecção do documento.

Novas tendências

O diretor da imobiliária Imoville, Felipe Rocha, participa da feira Exporeal, na Alemanha, onde fez contatos com um fundo de investimentos.

Conta que os investidores estrangeiros estão olhando para nós há algum tempo. Desejam concretizar alguma aquisição do setor imobiliário, em breve. Estão com uma visão bastante otimista, principalmente para final de 2017 e 2018. Querem aproveitar que o mercado está em baixa, para realizar os negócios por um valor menor.

Continua depois da publicidade

– Percebo mudança de comportamento dos consumidores. A tendência cada vez maior é de procura por alimentação em shoppings e prédios comerciais. Isso está afetando diretamente a alocação de espaço para esta atividade, desde a concepção do projeto. O motivo: essa realidade determina, muitas vezes, o fluxo de pessoas dentro do prédio.

Atualmente, aproximadamente 15% do espaço comercial são destinado à alimentação. Nos Estados Unidos já passou para 25%.

Em primeiro

A Mexichem, uma das maiores empresas do mundo nos setores químico e petroquímico, ficou em primeiro lugar no ranking das 500 maiores empresas multilatinas do mundo. O levantamento, feito pela revista América Economia, traz as companhias com os melhores desempenhos em quesitos como volume de vendas, número de funcionários, cobertura geográfica, entre outros, em 2015. A empresa registrou volume de vendas de US$ 5,7 bilhões em 2015, um aumento de 2,4% em comparação ao ano anterior. Vendas obtidas com negócios fora do Brasil somam 87,5%.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais sobre Joinville e região AN.com.br

:: Leia outras notícias de Claudio Loetz

TI

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia realizou a primeira reunião com os novos diretores regionais, que representarão a entidade nos polos de inovação do Estado. A comitiva de Joinville tinha o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Danilo Conti, o presidente da Softville, Dionei Domingos e outros executivos. O grupo quer desenvolver e executar projetos em conjunto.

Estudo da Acate mostra que Joinville é um dos poucos polos de TI do País que apresentaram aumento no número de funcionários em 2015: mais 0,7% em relação ao ano anterior.

Refrigerador

A Whirlpool faz nesta quinta-feira o lançamento na linha de refrigeradores Brastemp, fabricados em Joinville.

Continua depois da publicidade

Cultura exportadora

Carlos Luís Tavares, representante do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio Exterior; e Lilian Tomazelli dos Santos, da LXB Consultoria em Negócios, vão explicar, na Ajorpeme, nesta quinta-feira, detalhes do Plano Nacional de Cultura Exportadora.

Aquisição

A Senior adquiriu a Work Labs, empresa que desenvolveu a plataforma WorkCRM, sistema de gestão de relacinamento.