O governo precisa fazer cortes de despesas e custeio, avalia Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central. Ele fez palestra nesta segunda-feira na abertura da Exposuper 2015, em Joinville. Meirelles citou que a inflação ainda está muito alta e que é importante o Brasil ter um índice dentro da meta do BC em 2016.

Continua depois da publicidade

– A inflação deixou o consumidor inseguro, em dúvida e em casa – avalia.

Confira a coluna completa de Claudio Loetz de 16/06/2015

Leia os últimos textos do colunista Claudio Loetz

Há uma necessidade de simplificação tributária, complementou Meirelles, e a recuperação da infraestrutura terá um impacto importante para o crescimento do PIB. Nas circunstâncias da economia, e considerando a atual infraestrutura logística, o PIB cresce no máximo 3% nos próximos anos – a lembrar que a previsão para 2015 é negativa.

Continua depois da publicidade

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, também esteve presente na abertura da feira. De acordo com ele, o consumidor está indo menos vezes ao supermercado, mas continua com interesse em produtos saudáveis e quer ter uma nova experiência de compra.

Itens de higiene e limpeza são as grandes apostas do setor para vender mais. As vendas nos supermercados no País devem crescer 2% acima da inflação neste ano. Mas o desemprego está aumentando e isso preocupa.

– Nosso cliente está pessimista. Isso nunca aconteceu antes no nosso setor em qualquer crise anterior – avaliou Yamada.