O Grupo Fort Atacadista pretende construir novo supermercado em Joinville, desta vez no Aventureiro, o bairro que mais cresce na cidade e fica na populosa zona Leste. A futura unidade poderá criar 200 empregos diretos, diz o prefeito Udo Döhler.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira, ele se reuniu com o vice-presidente de patrimônio e expansão da rede, Manoel Pereira e outros executivos. Foi uma conversa preliminar, embrionária. A empresa já atua em Joinville com duas unidades. Em Santa Catarina, opera com 14 lojas. Mais três devem ser inauguradas no Estado: uma em São José e outras duas em municípios da região Sul.
A procura por endereços em bairros mais afastados da região central de Joinville faz todo sentido. A crise econômica, o processo recessivo e a incapacidade do povo em elevar seus gastos com bens – inclusive não duráveis – vai terminar daqui a algum tempo – 18 meses, se tanto.
Apostar no aumento de participação de mercado do município mais rico do Estado – e justamente no segmento essencial de alimentação e produtos para o lar – constitui-se em acerto estratégico. O olhar desse e de outros grupos empresariais com foco em atacarejo – no qual se vende tanto para pessoas físicas, quanto para pequenos negócios – é de longo prazo.
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notícias de Claudio Loetz.
Piorou
Em 2013, 33% da mão de obra da indústria em Joinville não tinham a escolaridade básica. Em 2014, esse percentual chegou próximo a 37%. A informação é da Acij. Os dados refletem um período anterior à eclosão da onda avassaladora de demissões. Bem ao contrário: era época em que as empresas buscavam trabalhadores a laço.
Eletrosul
Márcio Pereira Zimmermann assumiu a presidência da Eletrosul na sexta-feira. Substitui Djalma Berger no posto. Nos últimos dez anos, atuou como secretário de planejamento e desenvolvimento energético e secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, e foi ministro em 2010. Na diretoria administrativa da Eletrosul, Laércio Faria substitui, interinamente, o ex-diretor Paulo Afonso Vieira, que estava no cargo desde abril de 2008.
Univille e o futuro
A Univille faz planejamento estratégico para o ciclo decenal 2017-2026. Os pressupostos são a qualidade, a inovação, a internacionalização e a responsabilidade socioambiental. A reitora Sandra Furlan explica que a instituição quer reforçar, além da identidade comunitária e do seu papel social, o fato de ela estar entre os 8,2% das instituições de ensino superior do País que são universidade.
Continua depois da publicidade
O estudo vai considerar os reflexos das mudanças no cenário econômico do País sobre o setor da educação. O novo ciclo compreenderá dois períodos quinquenais do plano de desenvolvimento institucional, documento a ser encaminhado ao MEC até o fim deste ano, delineando seu planejamento para o período subsequente de cinco anos.
Redução de custos
A WEG lança software para simular a aplicação de motores elétricos de alta eficiência e reduzir o consumo de energia elétrica na indústria. O software é gratuito, multiplataforma (computador, tablet ou celular) e gera relatórios completos de viabilidade de troca de um ou mais motores elétricos. O programa calcula o potencial de economia que o usuário pode obter com a substituição do motor em operação.
Preparando líderes
A Breithaupt faz investimentos na qualificação e capacitação de equipe e voltados às lideranças, preparação de novos líderes e também no time de vendas. Há investimentos na modernização da loja na cidade de Guaramirim e em uma nova loja em Blumenau, que será inaugurada em meados de maio.
Continua depois da publicidade