A inauguração do Espaço Inovaparq, no Perini Business Park, em Joinville, será no dia 17 deste mês, conta a reitora da Univille, Sandra Furlan. A iniciativa une academia e iniciativa privada em parceria que ainda atrai o Instituto Miguel Abuhab.

Continua depois da publicidade

Será instalado um laboratório de grandes dados, originados tanto de fontes do setor público quanto do setor privado, para abastecer a área de inteligência de mercado das companhias motivadas a capturar as informações que vierem a ser apuradas.

O objetivo é, com o filtro a ser feito, apoiar empresas a tomar decisões estratégicas e até antecipar tendências para seus negócios, com amparo em números e fatos previamente checados e confiáveis.

Professores e alunos universitários bolsistas vão trabalhar lá com a missão de minerar os dados e melhorar a qualidade das informações, de modo a auxiliar na interpretação dos conteúdos disponibilizados, explica o diretor do Inovaparq, Marcelo Leandro de Borba.

Continua depois da publicidade

Os computadores vão recepcionar informações que permitam fazer correlações de ordem prática. Aí, empresários e demais interessados vão poder “comprar” os serviços ofertados. A empresa joinvilense Lovedata, representante da companhia norte-americana Tableau, participa da solução com software capaz de processar e esmiuçar as informações recebidas e apontar para o futuro.

Leia outras colunas de Claudio Loetz

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Exemplo

Isso engloba conteúdos referentes à macroeconomia e de natureza mais geral. Tudo para facilitar o processo decisório gerencial, a partir de dados aparentemente desconexos entre si. Exemplo didático e hipotético: seria possível conhecer a quantidade de produtos de determinada marca vendidos em Joinville em dia de chuva, ou quando a temperatura marca 30ºC. Os números históricos disponibilizados pela mineração das informações e as análises que poderão ser feitas a partir deles interessam aos profissionais que querem estar aptos a revolucionar seus negócios, com adequada segurança e amparados em estatísticas confiáveis.

Comando muda

Administrador de empresas com pós-graduação em gestão do varejo, o empresário Marcelo Nasato, 33 anos, assume hoje a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul. Nasato atua no comércio desde 1997, na época auxiliando o pai na empresa fundada em 1984. O foco da nova diretoria é estimular a inovação no varejo da região. Desde novembro, ocorrem reuniões estabelecendo o planejamento estratégico para o período do mandato.

Continua depois da publicidade

Polêmica

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Luiz Kunde, participou de reunião com a Sociedade Joinvilense de Medicina ontem. Alguns comerciantes, com vínculos políticos, criticaram a postura da entidade lojista por ter se posicionado duramente no caso dos médicos residentes do Hospital São José.

Silêncio

E a rede de varejo mexicana Coppel? No ano passado, após se reunir com representantes da Prefeitura, praticamente decidiu se instalar na rua Jerônimo Coelho, no Centro, com uma unidade para competir com as grandes do setor. E agora? Mudança de planos?

Carros

Pesquisa do AutoInforme, feita com 140 veículos, mostra que o Chevrolet Onix foi o carro que teve a menor desvalorização no prazo de um ano. O HB20, da Hyundai, ficou em segundo lugar, com perda de valor de 8%.

Continua depois da publicidade

Política e serviços

A diretoria da Ajorpeme reúne-se nesta quinta-feira, em sua sede, na rua Urussanga, para definir o seu planejamento estratégico para o ano. Uma das prioridades é trazer a classe política para dentro da entidade, abrindo as portas para as lideranças políticas da cidade e Estado. Atuar para dar mais força à prestação de serviços oferecidos e aumentar a representatividade serão as prioridades.