A Pool Assessoria Empresarial tem 29 empresas para vender só em Joinville. Sete constam em carteira e 22 aparecem na divulgação pelo site. Em Jaraguá do Sul, há quatro em carteira e cinco sob divulgação. Entre os principais motivos de venda, a aposentadoria e a falta de sucessor para o negócio lideram. Em seguida, aparece a dedicação a outros negócios, ou seja, quando o empresário possui mais de uma empresa e decide focar sua atenção a apenas numa delas. Um novo motivo de venda surgiu em função da crise: a intenção de mudança de país.
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notícias de Claudio Loetz.
Muitos empresários, apreensivos quanto ao futuro, pedem avaliação do seu negócio. Neste sentido, a decisão de venda nem sempre é madura. O responsável pela prospecção de negócios, Marcos Meyer, explica:
Continua depois da publicidade
– Em 2016, apuramos um crescimento de pelo menos 20% na oferta de empresas e busca de investidores por negócios. Aliás, a demanda de investidores aumentou consideravelmente em função da saída de executivos das grandes empresas (demissões), além do fator cambial. Ou seja, investidores de outros países aproveitam a desvalorização do real para comprar empresas nacionais a preços atrativos. Assim, capitalizados, os investidores voltam-se para as diversas vantagens existentes na compra de empresas em operação: carteira de clientes formada, faturamento corrente, marca reconhecida pelo mercado, resultado líquido e minimização de riscos.
Escritório
A Pool vai abrir escritório (filial) em Joinville nos próximos 15 dias. O motivo é óbvio: a expansão de oportunidades em toda a região Norte do Estado.
Notas fiscais
O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Segundo estudo divulgado em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, desde a origem da Constituição, em 1988, foram editadas 352.366 normas referentes a tributos. Neste embalo, NeoGrid e Totvs lançam solução que faz a checagem de incoerências tributárias nas notas fiscais eletrônicas (NF-e) diretamente na nuvem.
Continua depois da publicidade
Projeto de duplicação
O projeto de duplicação das avenidas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister (rodovia de acesso ao Distrito Industrial, que inicia na BR-101 e termina na Santos Dumont, próximo às universidades) será o destaque da reunião da Acij do dia 28, segunda-feira. O secretário da Infraestrutura, João Carlos Ecker, apresenta detalhes e cronograma do projeto, que será financiado diretamente pelas empresas da região.
Intenção
Depois de dois meses de alta, a intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 0,9% no mês de março, mas manteve-se acima dos 100 pontos (101,2), em uma escala que vai de zero a 200. Na comparação anual, a queda foi de 16,7%. O índice no País também teve o primeiro recuo do ano neste mês (1,6%), ficando em 77,5 pontos, com contração de 29,9% no ano. A pesquisa é da Fecomércio e cruza dados sobre emprego atual, perspectiva profissional, renda, acesso ao crédito, nível e perspectiva de consumo e momento para duráveis para medir a avaliação das famílias sobre sua condição de vida e a disposição ao consumo.
Balanço
O BRDE vai anunciar, no dia 28, segunda-feira, os números do balanço de 2015.
Faltam produtos
Em períodos de instabilidade econômica, é comum ocorrerem mudanças nos hábitos de consumo. É evidente a redução do número de refeições feitas fora de casa. Outro motivo é que a indústria está entregando menor volume de produtos ao varejo como forma de evitar estoques altos, em razão da própria queda do poder aquisitivo da população. Essa realidade ajuda a explicar a falta de produtos nos supermercados. Em janeiro, o índice de faltas (ruptura) subiu 35% em relação ao mês anterior, e chegou a 13,08%, patamar mais elevado desde outubro de 2014, segundo estudo da NeoGrid. Alguns dos grupos de mercadorias mais representativos nas compras dos clientes também aparecem com vazios nas gôndolas e prateleiras: bebidas, 11,42%; higiene e beleza, 11,99%; limpeza, 12,06%; alimentos, 12,97%. Todos na casa dos dois dígitos.
Continua depois da publicidade
Energia
A RBE, primeira comercializadora 100% catarinense com sede em Joinville, patrocina o evento Agenda setorial 2016 – abastecimento e preço, que ocorrerá no Rio de Janeiro no dia 30. Em sua terceira edição, temas dominantes serão projeções e perspectivas relacionadas à operação, regulação e mercado de energia. Os principais palestrantes serão Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética; Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); e Tiago de Barros, diretor da Aneel.