A retomada da confiança dos negócios para o comércio catarinense ainda vai demorar mais um pouco e deve ficar para meados do segundo semestre. Dois dos três indicadores levantados pela Fecomércio – confiança do empresário e intenção de consumo – apresentaram, em maio, nova queda.

Continua depois da publicidade

O ponto positivo é o da percepção menor no item endividamento e inadimplência. O presidente da entidade, Bruno Breithaupt, comenta o resultado:

– Os resultados no comércio, em maio, vêm na esteira da economia recessiva e indefinições políticas, que atuam como um postergador das decisões de investimentos. O consumidor, inseguro quanto ao futuro profissional, e com pouco acesso ao crédito, tende a comprar menos e dar prioridade ao pagamento das dívidas, desacelerando as vendas – diz.

Os números da tabela abaixo indicam a situação nos principais municípios-polo do Estado e ajudam a explicar a decisão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul de fazer campanha para os consumidores irem às compras nas lojas da cidade.

Continua depois da publicidade

A mensagem dessa campanha aparece em outdoors, banners, redes sociais e em outras mídias. No caso, o apelo mostra que as compras realizadas no varejo local aumentam as oportunidades de trabalho, convertem impostos em benefícios e mantêm o dinheiro localmente, ressalta o presidente Marcelo Nasato.

Pesquisa da Fecomércio revela que 16% dos moradores de Jaraguá compram em lojas de outros municípios.

Leia outras colunas de Claudio Loetz.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.

Mandato

José Fernando Fragalli, que foi eleito diretor-geral do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc em Joinville, vai detalhar os planos de ação no dia 23 deste mês. O mandato vai até 2020.

Continua depois da publicidade

Loteamento

A Imobiliária Casa Nova quer operar um loteamento industrial às margens da BR-280, no bairro Volta Redonda, em Araquari. Pediu licença ambiental à Fundação de Meio Ambiente do município.

Judicial

O juiz de direito de Guaramirim, Guy Estevão Berkenbrock, em despacho proferido no dia 14 de junho, concedeu à empresa Mannes o prazo de 15 dias para apresentação das propostas de recuperação dos negócios, que será levada à assembleia geral de credores (AGC). Tão logo foi apresentada a proposta ao administrador, será feito agendamento das datas da AGC, no prazo de cinco dias. A Mannes – fabricante de colchões e outros produtos – está em processo de recuperação judicial.

Em análise

Ainda à espera de mais estudos técnico-financeiros, um empreendimento importante, na área de tratamento de resíduos, pode surgir em Rio Negrinho, no Planalto Norte.

Continua depois da publicidade

Gás

A SCGás e a Fiesc reúnem, nesta quinta-feira, representantes das indústrias consumidoras de gás natural do Estado. Eles vão ouvir executivo da Gas Energy e do Grupo Raízen. O presidente Cosme Polese apresentará informações da missão que liderou a Portugal, quando conheceu modelos de distribuição do gás líquido modal.

Porto faz cinco anos e espera por licença

O Porto Itapoá completa cinco anos de operações hoje e espera, até o final do ano, pela licença ambiental para ampliação do terminal. O projeto de expansão permitirá movimentar 2 milhões de TEUs (medida-padrão para contêineres) por ano, dobrando a capacidade atual. Em 2015, o porto aumentou em 14,50% o volume de cargas, com um total de 548.463 TEUs movimentados.

No ano anterior, foram movimentados 478.982 TEUs. O terminal conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil metros quadrados. Com a ampliação, o cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com pátio de 450 mil metros quadrados.

Continua depois da publicidade

Nome

A Tractebel Energia S.A. vai oficialmente mudar de nome. Assembleia geral extraordinária marcada para o dia 14 de julho vai confirmar a alteração.

Receio de APP

A possibilidade do trabalho de grupo interdisciplinar ligado ao Projeto Baía da Babitonga Ativa pode resultar na formação de uma área de preservação permanente (APP) na região dos seis municípios que a circundam. O tema preocupa as lideranças empresariais joinvilenses. O assunto se tornou uma das prioridades, a ponto de a Acij convocar uma reunião no dia 27 deste mês.

Devem participar representantes das associações empresariais de Joinville, Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, e outros agentes políticos. O objetivo é encontrar solução para atender a interesses da iniciativa privada em negócios naquela área, sem desconsiderar o fator da sustentabilidade do meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Inauguração

A rede Breithaupt inaugura hoje a sua loja em Blumenau, onde passa a vender itens nos segmentos de materiais de construção e máquinas e ferramentas.