A Prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, lançou edital para concessão a empresa privada que vai operar o sistema de estacionamento rotativo no Centro da cidade. Os envelopes, com as propostas, serão abertos dia 22 de fevereiro. A primeira etapa contemplará 695 vagas distribuídas por dez ruas e ao redor da praça central. A segunda abrangerá mais 622 espaços. No total, serão ofertadas 1.317 vagas. O sistema deverá entrar em funcionamento em 120 dias após a proclamação do resultado da concorrência.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, em Joinville, o assunto já está em debate há mais de ano e meio, mas nada acontece. O projeto do Executivo chegou à Câmara de Vereadores em setembro e parou nas comissões há mais de cem dias. Agora, o prefeito chama os vereadores para realizar sessão extraordinária para apreciarem este tema. Quando aprovado e autorizado, a Prefeitura ainda terá de fazer a licitação. O assunto interessa aos comerciantes e a todos os que precisam ir ao Centro de carro para seus compromissos profissionais ou pessoais.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Continua depois da publicidade

Leia outras notícias de Claudio Loetz

O sistema democratiza o acesso às vagas nas ruas. Do jeito que está, alguém pode se apossar do lugar desde cedo até o fim do expediente de trabalho, às 18 horas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas se mobiliza junto a quem está “segurando” a iniciativa no Legislativo. Pede atenção para a causa de muitos. E, claro, defende a ideia porque sua implementação permitirá maior fluxo de pessoas e de negócios potenciais nas lojas.

Souza assume

O empresário Carlos Eduardo de Souza assume a presidência da Ajorpeme no dia 21, em assembleia que formalizará a troca de comando. Substitui Silvana Fioravanti no posto. A atual presidente vai ter assento no conselho deliberativo. O mandato do novo líder será de um ano, como manda o estatuto da associação. O jantar festivo acontecerá no dia 4 de fevereiro na Expoville. A Ajorpeme tem 2,2 mil empresas associadas dos mais diversos setores – de indústrias a comércio e prestação de serviços.

Continua depois da publicidade

Premium

Em Santa Catarina, o Grupo DVA – concessionário exclusivo dos carros de luxo Mercedes-Benz, com showrooms em Joinville, São José, Blumenau e Balneário Camboriú- já detém 6,6% desta fatia nacional das vendas de veículos da marca. Aqui, atingiu expressivos 50% de crescimento em relação ao ano anterior, com 1.154 veículos emplacados. É a líder absoluta no segmento de automóveis premium no Estado em 2015.

Redução de jornada

Empresas metalúrgicas de Jaraguá do Sul propõem redução de jornada de trabalho de 25%, com diminuição de 15% nos salários como forma de enfrentar dificuldades derivadas da queda de vendas. A perspectiva é de que a sugestão possa entrar em vigor a partir de março ou abril, mas o tema ainda precisa de análises mais conclusivas e, claro, da concordância do sindicato dos trabalhadores. A categoria laboral luta por aumentos salariais de 9% a 13%.

Comportamento

Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que mais de um terço (36,3%) dos entrevistados admite que o ato de fazer compras é uma forma que encontram para aliviar o estresse do cotidiano, principalmente as mulheres (43,7%), e os consumidores das classes A e B (40,2%). Além disso, quase a metade (47,7%) admite ir às compras para se sentir bem. O levantamento aponta ainda que três em cada dez (29,5%) consumidores concordam que fazer compras melhora o humor e 24,5% confessam realizar compras quando se sentem deprimidos. Três de cada dez mulheres fazem compras por impulso quando estão deprimidas (30,5%, contra 18,3% dos homens).

Continua depois da publicidade

Lazer

Jaraguá do Sul vai ganhar dois pubs em breve.

Tecnologia

A Sercompe Business Technology, de Joinville, foi reconhecida pela multinacional Hewlett-Packard Enterprise como destaque como canal de maior volume de vendas no ano. A Sercompe tem filiais em Blumenau, Curitiba, Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo.

Cinema

A rede Arcoplex vai abrir, em fevereiro, as salas de cinema no Jaraguá do Sul Park Shopping. As poltronas já estão sendo colocadas. O shopping passou por ampliação (foto) e deverá receber mais fluxo de clientes a partir da inauguração destes espaços para assistir a filmes. Garantir rentabilidade ao shopping é o desafio a enfrentar. E a novidade poderá contribuir.