Com orçamento anual de R$ 8 milhões – metade vem do governo do Estado, via Fundo Social -, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, tem déficit mensal de R$ 150 mil e corre atrás de mais patrocinadores para equacionar a situação financeira. A informação é da diretora administrativo-financeira, Célia Campos. A situação vai ficar mais grave em agosto, avisa a executiva. E pede para os atuais apoiadores adiantarem repasse dos recursos, na medida do possível.

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– Os trabalhos da instituição não ficam comprometidos, o dia a dia continua, mas as circunstâncias obrigam-nos a fazer revezamento mensal de pagamentos a fornecedores. Pagamos uns, atrasamos outros. São os casos de quem faz transporte de crianças, entrega alimentação. Só a folha salarial, composta de 85 profissionais, soma R$ 300 mil por mês – descreve.

A gestora explica que não há dívidas de longo prazo e que renegociou recolhimento de tributos junto ao INSS. A mais recente boa notícia para minimizar as dificuldades vem da Companhia de Navegação Norsul: é a mais nova parceira e vai contribuir com R$ 100 mil neste ano. A empresa é especialista no transporte de carga a granel, e braço de negócios em São Francisco do Sul.

Apoios atuais

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Há diferentes categorias de patrocínios via Lei Rouanet. Diamante: a partir de R$ 1 milhão – que é o caso da BRF, que, em 2015, assinou o contrato de R$ 2,5 milhões (R$ 1 milhão pago em 2015, mais três parcelas de R$ 500 mil anuais, até 2018). Ouro: R$ 500 mil – a Embraco se encaixa nessa categoria. Está com a Escola há 14 anos. Prata: a partir de R$ 200 mil – a Arteris/Autopista Litoral Sul (concessionária de rodovias federais) é patrocinadora desde 2011. Bronze: a partir de R$ 100 mil – Norsul, Schulz, Milium e Tractebel. E sapatilha: a partir de R$ 21 mil: Campeã, Unimed e Metisa. O valor doado pelas empresas é variável, não quer dizer que todos os anos a escola recebe o mesmo valor.

Em São Paulo

Há esforços noutra direção também. Com apoio da Embraco, está em negociação a possibilidade de a companhia de dança fazer, ainda neste ano, um espetáculo para a elite paulistana, tendo o grupo de empresários vinculados ao Lide como âncoras. No caso, o sonho do Bolshoi, com a iniciativa em formulação, é captar R$ 1 milhão, porque a ideia é cobrar ingresso de valor alto. Ainda não há local, nem data definidos.

Mais uma loja

Joinville vai ganhar mais um empreendimento da rede Comper. Nova unidade do Fort Atacadista será construída na rua Tuiuti, próximo à avenida Santos Dumont, no bairro Aventureiro.

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Insegurança

Os empresários de Joinville estão perdendo a paciência. Acij, Ajorpeme, CDL e Acomac, que formam o Conselho das Entidades Empresariais, querem audiência com o governador Raimundo Colombo já nos próximos dias. Vão cobrar providências para reduzir a insegurança: renovação do convênio com o município para manutenção das viaturas policiais, instalação do scanner e do bloqueador de celular no presídio, adoção de uma nova força-tarefa, efetivação de pelo menos 120 homens que estão sendo treinados pelo Estado em Joinville, para ajudar a coibir o elevado número de roubos e assaltos que se verificam na cidade, especialmente nos estabelecimentos comerciais.

Mentoria

Compartilhar experiências sobre inovação e superação de obstáculos ao crescimento empresarial são os principais objetivos do encontro que será realizado pela Endeavor nesta terça-feira, na Embraco. Aproximadamente 40 empreendedores do Programa Promessas participam de uma ação de mentoria coletiva. Em pauta, temas como pensamento de um investidor estratégico, a relação entre inovação e cultura organizacional. O programa contempla 23 empreendimentos.

Aço

A ArcelorMittal Vega planeja ampliar de 1,6 milhão para 1,7 milhão de toneladas a produção de aço na fábrica de São Francisco do Sul. A previsão é chegar ao volume daqui a quatro anos. A empresa completa 13 anos de operação.

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Varejo

A Kalunga, maior rede varejista de suprimentos para escritório, informática, material escolar e papelaria do País, abriu loja no Garten Shopping. A operação ocupa quase mil metros quadrados, com mais de 10 mil produtos à venda. Em agosto, será a vez do Supermercado Belem inaugurar unidade no shopping.