O vice-governador Eduardo Pinho Moreira vem para a abertura da Expogestão. Em paralelo ao evento, até sexta-feira, vários eventos de negócios vão ocorrer. Um deles será um jantar fechado, marcado para as 19 horas, nesta quarta-feira, num dos restaurantes mais chiques de Joinville. A agenda foi marcada pela BMW. O encontro reunirá membros do conselho mundial da montadora alemã e os principais executivos da empresa no Brasil, inclusive o presidente. Pinho Moreira vai ouvir o que a multinacional vai pedir. Também foram convidados para o jantar o prefeito de Joinville, Udo Döhler, e alguns poucos empresários.
Continua depois da publicidade
A BMW vai iniciar, em julho, a exportação para os Estados Unidos. Não surpreende se a pauta da conversa incluir relato dos planos e pedido de benefícios. Aliás, o Estado conseguiu cumprir qual parcela de seus compromissos de obras de infraestrutura – saneamento, abastecimento de água, estradas, escolas – assinados em abril de 2013, quando foi formalizado o memorando de entendimentos para Araquari receber a fábrica de automóveis no Brasil?
Menos participantes
Grupo de dez executivos do Sicredi não vem para a Expogestão neste ano por um motivo logístico: não há mais voos da Azul entre Porto Alegre e Joinville. A logística continua um problema. A presença de empresários de fora de Santa Catarina será bem reduzida. São esperados participantes de cem municípios.
Continua depois da publicidade
– Não temos conectividade – resume o organizador Alonso Torres, falando das dificuldades do aeroporto em atender demandas maiores. Alonso, o presidente da comissão organizadora, Fernando Schneider; o diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann, e o presidente da Acij Jovem, Ari Vieira Jr., explicaram detalhes do evento, em entrevista coletiva. A grade de palestrantes é diversificada e abrangente. O designer de móveis Marcelo Rosenbaum é uma das estrelas. Lotação total para sua palestra.
A usina
A Tractebel Energia obteve a licença ambiental prévia da Fatma, número 1886/2016, com validade de 12 meses, para a Usina Termoelétrica Norte Catarinense a gás natural. Os investidores ainda precisam da licença ambiental de instalação (LAI) para começar a construir o empreendimento na Estrada Guaratuba, quilômetro 6, bairro Palmital, em Garuva. A usina terá potência de 600 MW.
Reunião e publicações
A Facisc realizará, na quinta-feira, dia 5, na Expogestão, reunião com os presidentes das associações empresariais. Também vai lançar duas das suas publicações mais importantes: o balanço social e a quinta edição da Carta de Conjuntura, um apanhado de dados econômicos, com uma detalhada análise do cenário econômico.
Continua depois da publicidade
Valor ao meio
O governo catarinense vai encaminhar proposta conciliatória à União em torno do valor da dívida de Santa Catarina com Brasília. A sugestão é dividir os custos da pendenga bilionária. A informação é do secretário da Fazenda do governo do Estado, Antonio Gavazzoni, em reunião de diretoria da Acij, na segunda-feira.
Sem decreto
Sempre há algum novo empecilho para os bombeiros militares deixarem de atuar em Joinville e nas outras cidades que têm bombeiros voluntários. Em texto do comandante-geral da Corporação dos Bombeiros Militares de Santa Catarina, Onir Mocellin, enviado dia 28 de abril aos seus subordinados, diz:
– Venho esclarecer que me reuni com os secretários da Casa Militar, Casa Civil e com a própria Secretaria de Segurança Pública, os quais nos garantiram não haver nenhuma tratativa para edição de um decreto (para os bombeiros deixarem de atuar em Joinville). Mocellin avisa que pediu que fosse agendada uma reunião para tratar sobre esse assunto com o governador do Estado.Diz, ainda, que espera acerto que atenda ambas as partes.
Continua depois da publicidade
Leia outras colunas de Claudio Loetz.
Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Até agora
Informalmente, o governo do Estado acena com solução jurídica que não viria por decreto. Em meio a tantas idas e vindas, até agora só aconteceram promessas.
Agricultura
Tem uma startup do Inovaparq bombando, a Agrolytica. Usa tecnologia para monitorar qualidade do solo e de lavouras. Não é novo no mundo, mas há upgrade, incorporando novidades. Ajuda o agricultor e pecuarista a decidir sobre uso de água, insumos. Otimiza tempo, custos e melhora a produção. Os três sócios atendem clientes em Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo. O criador é o professor Lineu Del Ciampo.
Ministro?
O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Luiz Lottenberg, faz palestra nesta quarta-feira na Expogestão. Antes, almoça e visita o Hospital dos Olhos Sadalla Amin Ghanem. Lottenberg é nome em avaliação para ocupar o Ministério da Saúde no governo Temer.
Continua depois da publicidade
Investimento
A Cargill vai investir R$ 350 milhões no porto de Paranaguá.
Resultado
A Totvs divulga nesta quarta-feira os resultados do primeiro trimestre deste ano.