A segunda edição da Bierville – Festival da Cerveja – terá produtos de 50 cervejarias artesanais catarinenses e de mais uma grande cervejaria nacional, a ser definida pelos organizadores. Há negociações em andamento. A novidade dará impulso à presença de público nos quatro dias do evento: de 12 a 15 de outubro, na Expoville. E responde a críticas feitas no ano passado, quando só uma marca nacional foi autorizada a vender.
Continua depois da publicidade
O empreendedor Norberto Mette; o diretor comercial da Expoville, Luciano Coradi; o diretor da SOL Feiras e Eventos, Develon da Rocha; e o presidente da Promotur, Raulino Esbiteskoski, assinaram o contrato.
O mercado de cervejarias artesanais captura apenas 1% dos negócios de cervejas em todo o Brasil. Portanto, tem muito a crescer. Mette antecipa à coluna que, no primeiro dia da festa, a entrada será gratuita. Nos outros três dias, o preço do ingresso cobrado será de R$ 20.
Além dos estandes das cervejarias, haverá restaurante e um espaço de 1.200 metros quadrados para recreação infantil. Também será criada moeda própria exclusivamente para a Bierville. Esbiteskoski diz que esta já será a segunda maior festa da cidade, só perdendo para a tradicional Festa das Flores.
Continua depois da publicidade
Leia outras notícias de Claudio Loetz.
O negócio da panificação
O diretor da Food Consulting Sérgio Molinari vai falar no dia 31 de março sobre o cenário e as perspectivas para o mercado de alimentação. A palestra integra seminário promovido pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Joinville (Sindipan), no Senai Sul. Outra palestra importante destaca o panorama e tendências para o setor para os próximos dez anos, a cargo de Giovani Mendonça, executivo da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip).
Imposto de Renda
Até as 17h de ontem, a contabilização da Receita Federal mostrava que, em Santa Catarina, 131.101 contribuintes haviam entregue a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, ano-base 2015. O prazo para fazer a declaração vai até o dia 29 de abril.
Apenas corte
A M. Abuhab Participações S.A. pediu autorização à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Joinville para realizar o corte de vegetação no local que não será utilizado para o projeto de empreendimentos de inovação.
Continua depois da publicidade
Busscar
Nenhum investidor deu lance no leilão das instalações fabris da Busscar nesta terça-feira. Os interessados terão outra oportunidade de arrematar os bens no dia 29 de março, em segunda praça. Vão a leilão as fábricas de carrocerias de Joinville e de Rio Negrinho, além da unidade de Pirabeiraba. As unidades de Rio Negrinho e de Pirabeiraba são adequadas para investidores imobiliários.
Presente à sala onde estava previsto o leilão, o presidente do Sindicato dos Mecânicos, Evangelista dos Santos, disse que vai pedir reunião com o administrador judicial da massa falida da Busscar, Rainoldo Uessler. Quer saber dele quando será feito pagamento aos ex-funcionários da empresa, com a utilização do dinheiro das vendas da Climabuss, das ações da Busscar Colômbia e de outros bens não operacionais já negociados em leilões acontecidos no ano passado.
Joinville terá escola de gastronomia
A Anima Educacional (que administra o negócio da Sociesc) vai trazer para Joinville um polo da famosa escola de gastronomia da França Le Cordon Bleu. A novidade virá como consequência de joint venture fechada entre a Anima e a escola europeia, na proporção de 50% para cada um dos parceiros nessa iniciativa. A informação é do presidente do grupo educacional mineiro, Daniel Castanho, em sua apresentação na Acij, segunda-feira à noite. A escola, fundada em 1895, ensina a culinária francesa para estudantes de mais de 70 nacionalidades.
Continua depois da publicidade
Chefs famosos
Com sede em Paris, a Le Cordon Bleu possui chefs com as mais diversas experiências de diferentes regiões da França. Muitos deles treinaram restaurantes famosos ao redor do mundo, hotéis e bufês. A escola conta com unidades na Inglaterra, México, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão.