A Ajorpeme pediu auxílio ao governo do Estado para apoiar o Programa Junior Achievement, de formação de jovens empreendedores. O programa está com poucos recursos porque é, ainda, basicamente, dependente de dinheiro dos empresários. Num ano de restrição de caixa, essa fonte de recursos ficou escassa.
Continua depois da publicidade
Por isso, de posse de todas as informações sobre o programa, o diretor de micro e pequena empresa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Gilberto Boettcher, vai levar o assunto ao secretário Carlos Chiodini, ele próprio egresso do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc).
Documento enviado pelo Instituto Ajorpeme mostra a forma como o programa age. Trata-se de uma associação educativa, sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é o de despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios, além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
No Brasil, já foram 4 milhões de alunos beneficiados e 150 mil voluntários envolvidos. É por meio de programas educativos aplicados por voluntários corporativos em escolas públicas e privadas e de ações mantidas por pequenas, médias e grandes empresas que os jovens estudantes brasileiros poderão se beneficiar.
Continua depois da publicidade
Leia outras colunas de Claudio Loetz
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Mueller faz megaliquidação
Começa amanhã uma das mais tradicionais liquidações de Joinville: o 4 Dias de Loucura Mueller em Dobro. Durante os oito dias de promoções, as vendas tendem a crescer até 25%, se comparadas com as de dias normais. Esta é a expectativa da superintendente Áurea Pirmann. Os descontos nas lojas chegam a 70%. Esta é a última oportunidade dos comerciantes para reduzir os estoques de verão.
Outra liquidação, denominada Bobeou, Dançou, no Shopping Cidade das Flores, vai até o dia 21.
O mosquito
A Fiesc lança amanhã a campanha estadual contra o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como a dengue, vírus zika e febre chikungunya. Por meio do Sesi, trabalhadores e seus familiares serão orientados sobre a adoção de medidas simples, mas efetivas, para a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito.
A entidade prestará esclarecimentos sobre o assunto, levando para dentro das fábricas cartilhas explicativas sobre a importância do combate e os sintomas. O fato dá bem a ideia de como a endemia incomoda até o empresariado, preocupado com o absenteísmo e com a propagação da doença.
Continua depois da publicidade
Cartilha
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville e a Polícia Militar ainda têm cartilhas sobre segurança no comércio para distribuir aos comerciantes. A primeira ação neste sentido de orientação preventiva aconteceu quase ao final do ano passado, com a entrega do caderno principalmente nas regiões central e Sul da cidade. O documento, com 20 páginas, foi produzido pela Polícia Militar de Santa Catarina e teve o apoio da CDL de Florianópolis.
Destaques da Expogestão
A Expogestão deste ano, marcada para 4 a 6 de maio, traz palestrantes internacionais e nacionais. A estrela será Tommy Fratto, que foi assessor de gabinete do ex-presidente americano George W. Bush. Estrategista, sócio da Hamilton Place Strategies, abordará o tema competitividade, traçando análise sobre o espaço das empresas brasileiras na economia mundial.
Outro nome de destaque é o do economista e escritor Eduardo Giannetti da Fonseca. Ele virá de novo a Joinville para apresentar ideias sobre o Brasil e o desafio civilizatório. Entre outras novidades, a programação prevê, ainda, painel de presidentes de empresas. O lançamento da Expogestão aconteceu ontem, na Expoville.
Continua depois da publicidade