Grupo formado, mas que carece ser lapidado para a temporada de 2018. O Avaí está encaminhado para encarar o calendário que tem pela frente. Na última quarta-feira, a maior parte dos atletas que vão vestir azul e branco se apresentou ao início dos preparativos, incluídos três dos quatro reforços. Os meias André Moritz e Martinuccio e o atacante Rafinha já vestiram a camisa azurra. Falta ainda o goleiro Rubinho, que desembarca na Ressacada até sexta, e também resolver quem fica e quem vai da Ressacada.

Continua depois da publicidade

O lateral-esquerdo João Paulo fica, teve o contrato renovado e continua. Mas do mesmo setor, Capa tem proposta de clube da Série A do Campeonato Brasileiro. No outro lado do campo, Guga é dos 14 jogadores que defendem os times de base e que serão incorporados ao elenco principal – boa parte deles envolvidos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Avaí ainda busca continuar com o experiente Maicon, embora tenha concorrência com o Criciúma, time da cidade em que vive a maior parte da família do atleta e que demonstrou interesse em sua contratação.

O Avaí está confiante no acerto. Aguarda o contato direto com o atleta para negociar valores e anunciar o acordo. Enquanto isso não acontece, os dirigentes azurras buscam uma peça que chegaria para completar o elenco: um camisa 9. O técnico Claudinei Oliveira gostaria de um atleta para suprir a saída de Junior Dutra, que foi ao Corinthians ao término do contrato com o Avaí. Quer um jogador finalizador e que saiba jogar fora da grande área. O agora ex-Figueira Henan tem essas características.

O Figueirense informou ontem que desistiu de renovar contrato com o jogador, após sucessivas tentativas e uma proposta nas mãos do representante há três meses. Presidente do Leão, Francisco Battistotti não escondeu que o atleta agrada, mas a cautela também é demonstrada por se tratar de um ex-rival.

Continua depois da publicidade

— Não é a primeira vez que sai o nome do Henan. Quando saiu pela primeira vez, o gestor (Claudio Vernalha) me ligou e perguntou se estava assediando. Mas precisamos ter ética. E se não desse certo lá, poderíamos ver aqui — disse Battistotti.

Desde a quarta-feira, os atletas disponíveis fazem exames médicos e avaliações físicas. A comissão técnica espera que todos os procedimentos necessários sejam concluídos até sexta-feira. No dia seguinte, e resolvidas chegadas e saídas de atletas, o grupo vai a Águas Mornas para treinamentos de pré-temporada.

— Temos uma limitação de custos, vamos levar de 28 a 30 atletas para lá. Em relação a testes, vamos um coletivo mais forte com algum sub-20 de alguma equipe e um amistoso no sábado antes da estreia — disse Claudinei Oliveira, que volta a dirigir o Avaí em jogo oficial no dia 17 de janeiro, contra o Internacional, em Lages.

Continua depois da publicidade

No momento, os jogadores do plantel do Avaí para 2018

(atletas da base em itálico)

Goleiros: Léo Lopes, Kozlinski e Rubinho (apresentação na sexta)

Zagueiros: Aírton, Alemão, Betão, Gustavo, Fabian e Maurício

Laterais: Capa, Guga, Lovat e João Paulo

Volantes: Judson, Luan, Menezes e Lucas de Sá

Meias: André Moritz, Bryan Urueña, Luanzinho, Marquinhos e Martinuccio

Atacantes: Alisson, Devid, Getúlio, Jô, Lourenço, Maurinho, Rafinha, Rômulo, Santarém e Vítor

Leia mais notícias do Avaí