O Avaí é o único time de Santa Catarina nesta fase da Copa do Brasil. A continuidade no torneio foi conquistada com a segunda vitória no confronto com o Fluminense. Na noite de quinta-feira, na Ressacada, a equipe azurra venceu por 1 a 0, com gol de Lourenço. Uma vitória diante de 8.296 torcedores e que teve gol de atleta formado na casa – como todos os outros do time. Dado que fez com que o técnico Claudinei Oliveira exaltasse o trabalho da base integrado ao time profissional.

Continua depois da publicidade

– Estamos cavando nosso caminho e buscando recursos ao clube. É importante o Avaí se consolidar como formador. Não adianta o sub-20 fazer boa campanha na Copa São Paulo de futebol júnior e ele olhar ao profissional e achar que não vai jogar. O Avaí tem de colocar jogadores da casa, por mais difícil que seja. Temos de acreditar no trabalho da base, desde a captação de atletas e o trabalho de campo é bom. Vemos jogos da base, temos informações. É tudo Avaí. Assim, como o tempo, se houver um menino bom de bola na região Sul do país, vão trazer ao Avaí, como fazem no Santos, porque sabem que pode jogar – disse o treinador, em entrevista coletiva.

A vitória sobre o Fluminense restabelece a força da equipe em casa. Nos seis jogos na Ressacada no Campeonato Catarinense 2018, foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O técnico Claudinei Oliveira acredita que triunfar sobre o Flu dá força ao jovem elenco, uma aposta do clube para esta temporada.

– Com esse clima, com o torcedor com espirito de apoiar a equipe, ela anda. Precisa ter paciência, e não execrar os jovens jogadores, como o Getúlio, que foi expulso. Acho que temos um bom Estadual, estamos brigando pela final. Você analisa o elenco e vê o que tem de ativo (jogadores do clube e formados nele), como o Guga, o Menezes, o Getúlio, e outros que vamos colocar para jogar. Temos bons resultados. Pode não ser dos melhores campeonatos, mas estamos lançando jogadores. Estamos felizes com o trabalho dos atletas, e estamos fazendo o que é proposta, com a confiança do presidente. Acho que estamos no caminho correto.

Continua depois da publicidade

O Avaí vai conhecer o adversário da próxima fase da Copa do Brasil na segunda-feira. Com a entrada dos participantes da Libertadores e vencedores de copas regionais, a CBF vai sortear os confrontos da quarta fase, prevista para iniciar na primeira quinzena de abril. Pelo Catarinense, o Leão vai a Concórdia encarar os donos da casa às 19h de domingo.

Confira a tabela do Catarinense 2018

Leia mais notícias sobre o Catarinense 2018