A advogada Claudia Prudêncio é a primeira mulher eleita presidente da OAB em Santa Catarina nesta quinta-feira (25), pela Chapa 4, com 12.797 votos. Ao todo, foram 28.500 votos para decidir quem iria comandar a Ordem dos Advogados pelo Brasil no Estado pelos próximos três anos, de 2022 a 2024.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Meu primeiro ato como presidente da OAB de Santa Catarina será aplicar o desconto de 50% da anuidade da jovem advocacia, sem escalonamento — anunciou Claudia, com referência aos profissionais que têm até cinco anos de inscrição na Ordem.
Claudia Prudêncio tem 45 anos e é a primeira mulher a ocupar a presidência da Ordem dos Advogados no Estado na história da instituição. Mesmo nas eleições, a presença feminina foi forte, com a Chapa 2, da advogada Vívian De Gann, tendo que corrigir o excesso de mulheres na equipe, para atender às regras de paridade de gênero na disputa.
A eleição durou nove horas, e pela primeira vez, foi feita de forma online. A disputa repercutiu bastante nas redes sociais, com confrontos e reclamações entre as chapas.
Continua depois da publicidade
Claudia venceu com a maior parte dos votos (47,51%). Em segundo lugar ficou advogado Hélio Brasil, da Chapa 1, com 8.320 votos, e terceiro a advogada Vívian De Gann, da Chapa 2, com 4.352 votos, e em último lugar o advogado Gabriel Kazapi, da Chapa 3, com 1.466 votos.
Quem é Claudia Prudêncio
A presidente eleita é advogada especialista em Direito Societário e Empresarial, em Florianópolis, é professora de ensino superior e pós-graduação e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).
Com mais de 20 anos de atuação na OAB, já foi conselheira estadual, membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada, coordenadora-geral das comissões, corregedora-geral do Tribunal de Ética e Disciplina e secretária-geral adjunta da OAB/SC.
> Eleição OAB/SC 2021: confira a entrevista com a candidata Claudia Prudêncio
Entre as suas principais propostas, estão ainda a instituição de um piso ético regional para a advocacia, a triplicação do valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com mais de 9 mil profissionais em atividade no Estado, a criação do SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca, a ampliação dos 33 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia, criados na atual gestão, para as 51 Subseções da OAB/SC, e a implementação do Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vai ter Carnaval 2022 em SC? Veja decisão de 5 cidades sobre a festa
Projeto do salário dos professores de SC terá novos valores; veja os detalhes
Controladora do voo da Chapecoense coloca autoridades da Bolívia na mira de CPI